EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E NECESSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8865Resumo
As políticas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil se iniciaram em 1848, ainda no Período Imperial, quando fora criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, porém, seu foco não foi o atendimento educacional, mas sim o trato das deficiências e a reabilitação. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo teórico sobre a educação inclusiva no Brasil e os impactos que a pandemia trouxe para essa modalidade de ensino e o seu público alvo, quando determinou o ensino remoto emergencial, efetivado por meio do uso de ferramentas diversas, como materiais impressos, uso de smartphones, computadores e tantos outros. A pandemia de covid19 causou grandes impactos na sociedade, que podem ser vislumbrados em todas as áreas, sobretudo na educação, tanto por causa da falta de formação de professores adequada para esse enfrentamento, quanto da utilização de ferramentas tecnológicas por seus envolvidos, sem contar na complexidade que é a educação especial, o que asseverou ainda mais os prejuízos durante o isolamento social. Assim, para darmos conta do proposto, a metodologia utilizada nesse estudo se pautará na pesquisa documental e bibliográfica, por meio de documentos, livros e artigos, principalmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.