EDUCAÇÃO MUSICAL UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Autores

  • Fabrício de Oliveira Lopes
  • Isaque Rodrigues Ferraz
  • Ismael Rodrigues Ferraz
  • Leandro Freitas Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-004

Palavras-chave:

Educação Musical, Interdisciplinaridade, Pedagogia

Resumo

Desde os primórdios e por intermédio de diversas personalidades, a educação musical foi utilizada com a finalidade progressiva para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem educacional. O estudo da música na sua forma física e psíquica estimula o cérebro e impulsiona a inteligência, fomenta a socialização e instrui o indivíduo na compreensão de vários conceitos educacionais. Neste sentido, o objetivo da presente investigação foi estudar, através de apontes teóricos, as nuances significativas da educação musical no processo de ensino e aprendizagem da criança. A metodologia do trabalho encontra-se organizada de forma qualitativa e descritiva, com propósito de contemplar a revisão de leitura sobre o referido tema, buscando ainda uma melhor compreensão do assunto abordado. Dessa forma, foram utilizados, para suporte e construção da base científica, os recursos de pesquisas bibliográficas e referenciais teóricos, tais como: livros, revistas, jornais, artigos científicos e dissertações publicadas nos últimos setenta anos. Os resultados da análise apontaram para uma súmula histórica da educação musical; os conceitos da normatização da Lei de educação musical nº 11.769/2008; os benefícios da aprendizagem musical; as questões do estímulo cerebral dos indivíduos através da música; a interdisciplinaridade e o apófise de ensino-aprendizagem mediante a expressividade dos sons. Portanto, percebe-se que a síntese dos sons sempre será uma tentativa ou estratégia para a elaboração das mais variadas ações que promovam: educação, filosofia, religiosidade, inclusão social, ciências, artes, cultura e saúde.

Referências

ALMEIDA, Suenia Barbosa de et al. Martinho Lutero e os Usos da Música: O Passado Ainda Canta. 2011.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Significado de Escola Nova. 2019. Disponível em: https://www.significados.com.br/escola-nova/. Acesso em: 27 jun. 2021.

ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL – ABEM. Música nas Escola Lei 11.769/2008. 2008. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/artsg2.asp?id=20/. Acesso em: 10 jul. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Rio de Janeiro, 2002.

BAIRON, Sérgio. Interdisciplinaridade: Educação, história da cultura e hipermídia. São Paulo: Editora Futura, 2002.

BENNETT, Roy. Uma breve história da música. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

BITTENCOURT; Walkiria Shimoya et al. O Efeito da Música Clássica no Alívio da Dor de Crianças com Câncer. UNIciências, 2010.

BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. IX ANPED SUL, 2012.

BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e transversalidade como dimensões da ação pedagógica. Revista Urutágua, v. 7, p. 1-12, 2004.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada: a estratégia interdisciplinar. Revista brasileira de literatura comparada, 2017.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, S. de J. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@ rte, v. 3, p. 1-10, 2005.

CLARKSON, E. Margareth. Christian Hymnody. In: LELAND, Ryken. The Christian Imagination. Grand Rapids: Baker Book House, 1981.

COIMBRA, Daniela; LUIZ, Carlos dos Santos. Exploração dos efeitos da Aprendizagem musical. In: MÚSICA. ARTE. DIÁLOGO. CIVILIZACIÓN. 2008.

COSTA-GIOMI, Eugenia. Los beneficios extramusicales del aprendizaje del piano. ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ISME-SADEM), 3., Mar del Plata, 2001. Anais…Mar del Plata, Argentina, 2001.

FAVENI. Apreciação e Estética da Música Popular no Contexto da Educação Musical. Venda Nova do Imigrante, 2020. 42 p.

FAZENDA, Ivani C. A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

FIGUEIREDO, Sergio. O processo de aprovação da lei 11.769/2008 e a obrigatoriedade da música na educação básica. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

FISCHER, Catarina Justus. Interdisciplinaridade e a música: reflexões e possibilidades. Revista da FUNDARTE, 2014, 28: P. 116-135.

FRANCO, Pedro Silveira; AMENT, Mariana Barbosa. A importância e os benefícios da Educação Musical na infância. Educação-Dossiê: Estudos interdisciplinares em educação musical. Revista Científica do Claretiano, 2017.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. 2020. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Educacao/ManifestoPioneiros. Acesso em: 08 jul. 2021.

GAINZA, Violeta Hemsy de. La Iniciacion Musical del Nino. Ricordi Americana: Buenos Aires, 1964.

_______. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Grupo Editorial Summus. Coleções novas buscas em educação, v. 31, 1988.

GODOI, Luis Rodrigo. A importância da música na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2011.

GARDNER, Howard. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.

GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. A Situação da música no fim do mundo. In: História da Música Ocidental. Lisboa: Bradiva, 2007, p. 15-49.

HALLAM, Susan. Psicologia da música na educação: o poder da música na aprendizagem. Revista de Educação Musical, 2012, 138: 29-34.

WILLEMS, Edgar. Musicoterapia. Sociedade Argentina de Educacion. Bueno Aires, 1976.

HERZOG, Vladimir. Movimentos musicais. In: Memórias da Ditadura. 2021. Disponível em: http://memoriasdaditadura.org.br/movimentos-musicais/. Acesso em: 19 jul. 2021.

ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, 2003.

LACEY, Hugh. A imparcialidade da ciência e as responsabilidades dos cientistas. Scientiae Studia, v. 9, p. 487-500, 2011.

LEITE, Marcelo de Souza. Marcelo de Souza Leite. Conservatório Maestro Henrique Castellari História E Memória (1966-2001). 2016. 151 f. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2016.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O Ensino de Música na Escola Fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MARTINS, Raimundo. Educação musical: uma síntese histórica como preâmbulo para uma ideia de educação musical no Brasil do século XX. Revista da ABEM, 2014.

MÓNICO, Lisete SM; DOS SANTOS-LUIZ, Carlos; DE SOUZA, Dayse Neri. Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos: A opinião de diretores e de professores do Ensino Básico português. Revista Lusófona de Educação, 2015, 29: 105-119.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: A História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

NIGRE, Raquel Mariano; PIMENTEL, Florinda Cerdeira. Os Benefícios da Música na Escola. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 24, p. 102-112, 2021.

PENNA, M. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: Uma ausência significativa. Revista da ABEM, 7, p. 7-19, 2002a.

______. A Lei 11.769/2008 e a Música na Educação Básica: quadro histórico, perspectivas e desafios. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.19, n.37, p.53-75, jan./jun. 2013b.

PEREIRA, Luis Felipe Radicetti. Um Movimento na História da Educação Musical no Brasil: uma Análise da Campanha pela Lei 11.769/2008. 2010. 450 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

PINTO, Rogerio da Silva. A música no processo de desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro, 2009.

PRIOLLI, Maria Luiza de Mattos. Origens e Evolução da Música. In: Princípios Básicos da Música para a Juventude. 19. ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas LTDA, v. 2, 1996, p. 107-114.

_______. Renascença. In: Princípios Básicos da Música para a Juventude. 19. ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas LTDA, v. 2, 1996, p. 132-135.

_______. O Canto Orfeônico e o Canto Coral: sua Origem e Finalidade. In: Princípios Básicos da Música para a Juventude. 48. ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas LTDA, v. 1, 2006, p. 113-116.

_______. Harmonia da Concepção Básica a Expressão Contemporânea. 11. ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas LTDA, v. 1, 2019, p. 06.

ROCHA, Rafael Beling. E para quem não “tem o dom?”: reflexões sobre o conceito de talento e musicalidade e suas implicações para educação musical”. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical Ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para pesquisa e ações em educação musical. 2013.

SCHELLENBERG, E. G., & MORENO, S. (2010). Music lessons, pitch processing, and g. Psychology of Music,38(2), 209-221. doi:10.1177/0305735609339473.

SCHLAUG, G. O cérebro dos músicos. Tradução de J. Antonio Navarro. National Geografic, 2011. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=job6pXJU8lE>. Acesso em: 29 jul. 2021.

SERRÃO, Ricardo Henrique. Antagonismos Pedagógicos na Formação do Gênero Estudo: da retórica musical barroca à École de mécanisme. XI Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp, 2018.

SOARES, José Roberto Henrique Souza; BATISTA, Eloyze Lorena Gomes; BRAGA, Clézia Aquino de. A Música no Ensino de Geografia: Propostas de Aplicação na Educação Básica. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.IIICOINTERPDVL.2016.00011. Acesso em: 21 jun. 2021.

SOUZA, Adercângelo Adépio de. Guia de Estudo – História da música I. Varginha: GEaDUNIS/MG, 2013, 187 p.

SOUZA, David Pereira de et al. Manual do Mestre de Banda de Música. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição dos Autores, 2018, 168 p.

TIAGO, Roberta Alves. Música na Educação Infantil: Saberes e Práticas Docentes. 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado) – Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.

TOMAZINE, Maycon Douglas da Silva. VILLA-LOBOS: Ideologia e Construção Musical Nacionalista no Período Era Vargas (1930-1945). 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Música, Universidade do Norte do Paraná, Cascavel, 2020.

Downloads

Publicado

29-03-2023

Como Citar

LOPES, Fabrício de Oliveira; FERRAZ, Isaque Rodrigues; FERRAZ, Ismael Rodrigues; BARBOSA, Leandro Freitas. EDUCAÇÃO MUSICAL UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 54–72, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-004. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9350. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos