EDUCAÇÃO MUSICAL UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-004Palavras-chave:
Educação Musical, Interdisciplinaridade, PedagogiaResumo
Desde os primórdios e por intermédio de diversas personalidades, a educação musical foi utilizada com a finalidade progressiva para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem educacional. O estudo da música na sua forma física e psíquica estimula o cérebro e impulsiona a inteligência, fomenta a socialização e instrui o indivíduo na compreensão de vários conceitos educacionais. Neste sentido, o objetivo da presente investigação foi estudar, através de apontes teóricos, as nuances significativas da educação musical no processo de ensino e aprendizagem da criança. A metodologia do trabalho encontra-se organizada de forma qualitativa e descritiva, com propósito de contemplar a revisão de leitura sobre o referido tema, buscando ainda uma melhor compreensão do assunto abordado. Dessa forma, foram utilizados, para suporte e construção da base científica, os recursos de pesquisas bibliográficas e referenciais teóricos, tais como: livros, revistas, jornais, artigos científicos e dissertações publicadas nos últimos setenta anos. Os resultados da análise apontaram para uma súmula histórica da educação musical; os conceitos da normatização da Lei de educação musical nº 11.769/2008; os benefícios da aprendizagem musical; as questões do estímulo cerebral dos indivíduos através da música; a interdisciplinaridade e o apófise de ensino-aprendizagem mediante a expressividade dos sons. Portanto, percebe-se que a síntese dos sons sempre será uma tentativa ou estratégia para a elaboração das mais variadas ações que promovam: educação, filosofia, religiosidade, inclusão social, ciências, artes, cultura e saúde.
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