EDUCAÇÃO MUSICAL UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Autores

  • Fabrício de Oliveira Lopes
  • Isaque Rodrigues Ferraz
  • Ismael Rodrigues Ferraz
  • Leandro Freitas Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-004

Palavras-chave:

Educação Musical, Interdisciplinaridade, Pedagogia

Resumo

Desde os primórdios e por intermédio de diversas personalidades, a educação musical foi utilizada com a finalidade progressiva para o desenvolvimento de ensino e aprendizagem educacional. O estudo da música na sua forma física e psíquica estimula o cérebro e impulsiona a inteligência, fomenta a socialização e instrui o indivíduo na compreensão de vários conceitos educacionais. Neste sentido, o objetivo da presente investigação foi estudar, através de apontes teóricos, as nuances significativas da educação musical no processo de ensino e aprendizagem da criança. A metodologia do trabalho encontra-se organizada de forma qualitativa e descritiva, com propósito de contemplar a revisão de leitura sobre o referido tema, buscando ainda uma melhor compreensão do assunto abordado. Dessa forma, foram utilizados, para suporte e construção da base científica, os recursos de pesquisas bibliográficas e referenciais teóricos, tais como: livros, revistas, jornais, artigos científicos e dissertações publicadas nos últimos setenta anos. Os resultados da análise apontaram para uma súmula histórica da educação musical; os conceitos da normatização da Lei de educação musical nº 11.769/2008; os benefícios da aprendizagem musical; as questões do estímulo cerebral dos indivíduos através da música; a interdisciplinaridade e o apófise de ensino-aprendizagem mediante a expressividade dos sons. Portanto, percebe-se que a síntese dos sons sempre será uma tentativa ou estratégia para a elaboração das mais variadas ações que promovam: educação, filosofia, religiosidade, inclusão social, ciências, artes, cultura e saúde.

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Publicado

29-03-2023

Como Citar

Lopes, F. de O., Ferraz, I. R., Ferraz, I. R., & Barbosa, L. F. (2023). EDUCAÇÃO MUSICAL UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 54–72. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-004

Edição

Seção

Artigos