AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Robson Kleemann
  • Celiane Costa Machado

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-005

Palavras-chave:

Contextualização, Ensino Médio, Proposta Pedagógica, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o planejamento docente a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), evidenciando o uso das tecnologias digitais no contexto da sala de aula. Apresenta-se uma proposta pedagógica utilizando-se de uma questão do ENEM como princípio de contextualização, direcionando à resolução e explorando conceitos diversos. Para isso, evidencia-se o uso das tecnologias digitais, mais em específico do software GeoGebra, na construção de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), objetivando facilitar, enriquecer e diversificar a prática docente. O foco principal não consiste em obter a resposta correta para a questão, mas sim explorar possíveis direcionamentos que podem ser seguidos por professores em sua prática, investigando uma situação-problema e explorando diversos conceitos matemáticos presentes no contexto.

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Publicado

29-03-2023

Como Citar

Kleemann, R., & Machado, C. C. (2023). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 73–86. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-005

Edição

Seção

Artigos