UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PRISÕES: DIÁLOGOS E REFLEXÕES DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES

Autores

  • Emerson Sandro Silva Saraiva
  • Maria Almerinda de Souza Mattos
  • Elaine Pereira Andreatta

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-008

Palavras-chave:

Formação em Serviço, Docentes, Escuta Pedagógica, Escola em Prisões

Resumo

O projeto de pesquisa e extensão de Formação em Serviço para docentes das unidades prisionais de Manaus compreende a discussão sobre a formação docente e a composição da cidadania por meio da ação reflexiva do docente na sociedade complexa. A formação em serviço e as atividades de extensão realizadas pela Universidade do Estado do Amazonas junto aos professores das unidades prisionais de Manaus fundamentaram-se na ideia de que cada sujeito presente na escola em prisões faz parte da apreciação das complexidades do real. Nesse sentido, partimos do princípio da dialógica e sua dimensão em reunir diferentes pessoas, verificar os vínculos e as relações complexas entre os sujeitos e as instituições para analisar a importância e parte dos resultados alcançados no processo de formação continuada realizado pela universidade junto aos professores da escola em prisões em Manaus- AM. Para tanto, foram realizados diálogos com Barbier (2004), Lucena, Saraiva e Almeida (2016), Norbert (2018), Borges (2019), Tardif (2014), entre outros, para compreender a conceitos relativos à formação, à escuta pedagógica, além da natureza da formação e da identidade docente. A metodologia dialógica baseou-se na reflexão, compreensão e ação em um ato que envolveu o cognitivo, o experiencial, o relacional, o investigativo e o diferente, possibilitando problematizar os ditos e os não ditos na formação docente, além de desnaturalizar as ideias impostas de uma educação determinada. Os resultados apontam que a formação em serviço é essencial para o fortalecimento da identidade docente, do saber plural dos professores, do saber heterogêneo que envolveu sujeitos, suas histórias, escutas, necessidades e conhecimentos. O trabalho aponta ainda que a Pesquisa e a Extensão provocaram movimentos dialógicos para que se examinasse a realidade por vários ângulos, interpretando suas relações, provocando reflexões, recursos de memória, registros, leituras de estudos científicos e recuperação de identidades para realizar releituras críticas e de caráter multiperspectival.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

BORGES, Juliana. Encarceramento em massa. São Paulo: Sueli Carneiro; pólen, 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9394/96, 1996. disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, acesso em 24 de fev. de 2020.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação/ Newton Duarte. - I. ed., I. reimpressão - Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. recurso eletrônico. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

KRAMER. Sônia. Melhoria da qualidade do ensino: o desafio da formação de professores em serviço. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília. V. 70, n. 165, p. 189-207, maio/ ago-1989.

LUCENA, Ana Maria S.; SARAIVA, Emerson S. Silva & ALMEIDA, Luís Sérgio C. (2016). A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação. Millenium, 50 (jan/jun). Pp. 179-196. Disponível em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium50/9.pdf, Acesso em 03.02.2020.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e Mentira. (Coleção Nietzsche). Lebooks Editora. Edição do Kindle. Amazon, 2019.

NORBERT, Elias. A Sociedade dos Indivíduos. Zahar. Edição do Kindle. 2018.

SARAIVA, Emerson S. S. As políticas de inclusão e a educação para pessoas privadas de liberdade em unidades prisionais do Estado do Amazonas. In: MOURÃO, A. R. (et al). Tópicos em educação especial e inclusão no contexto amazônico. Manaus: EDUA, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Saraiva, E. S. S., Mattos, M. A. de S., & Andreatta, E. P. (2023). UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PRISÕES: DIÁLOGOS E REFLEXÕES DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 138–156. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-008

Edição

Seção

Artigos