A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DOCUMENTAL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM GOIÂNIA

Autores

  • Josué Pereira da Silva Santos
  • Andrea Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-010

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Letramento Informacional, Educação Infantil, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Apresenta contribuições da biblioteca para a pesquisa e desenvolvimento escolar nos anos pré-escolares. Tem como objetivo geral verificar aspectos da contribuição da biblioteca para o desenvolvimento da aprendizagem e pesquisa escolar na educação infantil de uma escola confessional privada de Goiânia. Identifica parcialmente, características e abrangência da biblioteca, do profissional e das ações que favorecem a informação e a investigação científica no Projeto Político Pedagógico e em documentos institucionais. Conceitua biblioteca escolar, letramento informacional e Projeto Político Pedagógico. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são classificados quanto à finalidade, sendo categorizado como pesquisa básica e quanto aos propósitos, utilizando-se do modelo de pesquisa exploratória a fim de identificar através de coleta de dados documentais e levantamento bibliográfico, conceitos que integram o Letramento Informacional, a biblioteca escolar, o profissional bibliotecário e, métodos de aprendizagem para o público entre 1 e 5 anos de idade. Realiza discussão teórica a partir de documentos institucionais da escola confessional privada de Goiânia. Aponta métodos de aplicação de letramento informacional na educação infantil. Conclui que o Projeto Político Pedagógico da escola estudada atinge de forma parcial a importância da biblioteca e do bibliotecário para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem e que o bibliotecário deve contribuir para a maior visibilidade das ações e projetos que compete à profissão e ao ambiente, agregando na formação pedagógica escolar. O período de execução desta pesquisa se deu entre abril e julho de 2018.

Referências

AGUIAR, Gabriela Azevedo.; NASCIMENTO, Marcos; BARKER, Gary. Breve panorama sobre a primeira infância. Rio de Janeiro, Promundo, 2007. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wpcontent/uploads/2010/05/Panorama-PIIntroducao.pdf Acesso em: 29 abr. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1997.

CALIXTO, José António. A biblioteca escolar e a sociedade da informação. Lisboa: Caminho, 1996.

CORRÊA, Maria Theresa de Oliveira. Avaliação para as aprendizagens na educação infantil: constituição e desenvolvimento na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2015. 246 f., il. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20144. Acesso em: 16 mar. 2018.

ESJ - EXTERNATO SÃO JOSÉ. Política interna da biblioteca. Goiânia, 2017.

ESJ - EXTERNATO SÃO JOSÉ. Projeto político pedagógico: educação básica: educação infantil e ensino fundamental. Goiânia, 2018.

ESJ - EXTERNATO SÃO JOSÉ. Regimento interno escolar do Externato São José. Goiânia, 2003.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional na educação básica. In: _____. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012. Cap. 3. Disponível em: https://ensino.ead.ufg.br/pluginfile.php/108087/mod_resource/content/2/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 08 mar. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Biblionline. [online]. João Pessoa, v. 1, n. 2. 2005. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/viewFile/584/422. Acesso em: 15 jan. 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: FEEVALE, 2013.

RODRIGUES, Vivianne; KAFURE, Ivette. A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital. Biblionline. [online]. João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 79-95. 2013. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/15288/10163. Acesso em: 15 jun. 2018.

SANTOS, João Almeira; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

SILVA, Lino Moreira. Bibliotecas escolares e construção do sucesso educativo. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2002a.

SILVA, Lino Moreira. Histórias com livros: a dinamização da biblioteca a nível do Pré-Primário (relato de uma experiência). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL - PEDAGOGIAS DO IMAGINÁRIO, I, 2001, Vila Real. Pedagogias do imaginário. Olhares sobre a literatura infantil, Porto: Asa, 2002b. p. 322-338.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Agir negócios, 2010.

VEIGA, Isabel (Coord.) et al. Lançar a rede de bibliotecas escolares: relatório síntese. 2.ed. Lisboa: Ministerio da Educação. 2001.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

VICENTINI, Iraci Rambo; MORAES, Denise Rosana da Silva. A construção do projeto político-pedagógico numa perspectiva democrática: limites e possibilidades. Paraná: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2008?. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_iraci_rambo_vicentini.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

SANTOS, Josué Pereira da Silva; DOS SANTOS, Andrea Pereira. A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DOCUMENTAL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM GOIÂNIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 170–188, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-010. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9510. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos