DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS ENTRE 04 E 06 ANOS DE IDADE

Autores

  • Stefane Cristine Silva Nery

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-011

Palavras-chave:

Habilidades, Consciência Fonológica, Educação Infantil

Resumo

Esta pesquisa abordou como tema o Desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças entre 04 e 06 anos de idade, e foi orientada pela seguinte problemática: As crianças de idade entre quatro e seis anos apresentam habilidades de consciência fonológica em relação aos sons iniciais e as rimas? Mediante a essa problemática a pesquisa possuiu como objetivo geral o de analisar a presença de habilidades de consciência fonológica em crianças entre 04 e 06 anos de idade. Para tanto, centrando-se numa abordagem qualitativa teve-se como lócus escolas, residências e outros locais situados na cidade de Montes Claros/MG. Para coletar as informações foi utilizada a entrevista, a qual foi desenvolvida com 40 crianças. Como aporte teórico foram utilizados autores tais como Lemle(2009), Ferreiro e Teberosky (1979), Morais (2016), dentre outros. Com a realização da pesquisa, conseguiu-se alcançar o objetivo proposto, sendo possível perceber que 37,5% das crianças apresentavam habilidades de consciência fonológica no nível dos sons iniciais, e 50% não teriam desenvolvido esta habilidade. Ainda constatou-se que 22,5% apresentavam habilidades de consciência fonológica no nível das rimas, e 67,5% revelaram dificuldades em fornecer respostas considerando os sons finais das palavras.

Referências

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação.

Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista.

Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, nº 2048, pp. 27833-27841, 23 de dezembro de 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htmlAcesso: 04 de novembro de 2018.

BRASIL, Ministério da Saúde . Manual Operacional para Comitês de Ética em

Pesquisa - Conselho Nacional de Saúde – Comissão Nacional de

Ética em Pesquisa – 4. ed. rev. atual. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. 138

p. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Série CNS Cadernos Técnicos), Disponível

emhttp://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/materialeducativo/Manual_cep

s_v2.pdf. Acesso em dezembro de 2018.

BRYANT, P.; MACLEAN, M., BRADLEY, L.; CROSSLAND, J. Rima e aliteração, detecção de fonemas e aprendizagem da leitura. Psicologia do Desenvolvimento, Washington, v. 26, n. 1, pág. 429-438, 1985.

CÓCCO, Maria Fernandes & HAILLER, Marco Antônio. Didática da Alfabetização. São Paulo: FTD, 1996.

COSTA, A.C. Consciência fonológica: relação entre desenvolvimento e escrita. 2022 Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)- Faculdade de letras, PUCRS, Porto Alegre, 2002.

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa-_antonio_carlos_gil.pdf Acesso em: 05 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

20-04-2023

Como Citar

NERY, Stefane Cristine Silva. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS ENTRE 04 E 06 ANOS DE IDADE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 189–201, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-011. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9550. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos