A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-014Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência, Formação Profissional, Serviço SocialResumo
O presente trabalho aborda a formação profissional a partir do que está posto na Política Nacional de Educação Inclusiva e a realidade vivenciada por estudantes com deficiência. A pesquisa analisou a formação profissional de estudantes com deficiência matriculados no curso de Serviço Social e nos permitiu perceber avanços no processo de inserção, assim como, a urgente necessidade em romper as barreiras arquitetônicas, tecnológica, atitudinais e pedagógicas a fim de garantir não só o processo de inclusão, mas o egresso das pessoas com deficiência que buscam o ensino superior público, gratuito e de qualidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br >. Acesso em: 20 dez. 2020.
DACES/UFMA. Relatório da Pesquisa: Demandas Psicossociais com Vista a Acessibilidade Educativa de Estudantes com Deficiência no Contexto de Pandemia Covid-19 no Campus São Luís – MA. São Luís, 2020.
MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contexto Sociais – Porto Alegre: Artimed, 2003.
MOREIRA, Carlos José de Melo. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Uma análise de três Programas Federais, para a Educação Especial, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação do município de São Luis-MA. Campinas, 2016. 404 p Tese (Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
PEREIRA, Josenilde Oliveira. O processo de inclusão de inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão: desafios e perspectivas. Jornada de Políticas Públicas, 2015. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/ Acesso em: 10 abr. de 2021. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UFMA. São Luís, 2006.
SILVA, M. O. S.; PEREIRA, M. E. F. D.; GUILHON, M. V. M.; SOUSA, S. M. P. S. O Protagonismo do Maranhão no Serviço Social Brasileiro. Revista Serviço Social & Sociedade, nº 95, ano XXIX, especial, 2008, São Paulo: Cortez editora.
SILVA, A. F. L.; SILVA, G. M. B. . “Falando a voz dos nossos desejos”: os
sentidos da representatividade e do lugar de fala na ação política das
mulheres negras. REIS, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 42-56, 14 nov. 2019. Disponível em: <https://periodicos.furg.br> Acesso em: 10 de Jan. 2021.
SOCZEK, D., ALENCASTRO, M. Pesquisa acadêmica em instituições de ensino superior particulares: desafios e perspectivas. Revista Intersaberes | vol.7 n.13, p. 46 - 66 | jan. – jun. 2012 | ISSN 1809-7286 Disponível em: <https://doi.org/10.22169/revint.v7i13.247> Acesso em: 05 de Jul. 2021.
TELES, Vera da Silva. Questão Social: afinal, do que se trata? SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 10(4) 1996. Disponível em: <http://produtos.seade.gov.br>. Acesso em: 14 abr. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.