VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Cléria Rodrigues Oliveira
  • Rosângela Marques Cardoso
  • Cleide Tavares Araújo
  • Olira Saraiva Rodrigues
  • Cláudia dos Santos Araújo

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-015

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Diversidade Cultural, Formação de Professores

Resumo

Este artigo aborda temas vivenciados dentro de sala de aula, no contexto da diversidade cultural no Ensino de Ciências, para tanto fez-se necessário o embasamento em estudos realizados nas mais diversas localidades. Diversidade cultural, ensino de Ciências e formação de professores são contextos que se interligam e que são pautados nos documentos direcionadores da educação brasileira, mas tratados com superficialidade quando observados na realidade de cada Sistema de Educação. Com a intenção de discutir e propor uma forma de contextualização dos temas, em sala de aula, o presente estudo traz as seguintes problematizações: Como ensinar Ciências por meio da Diversidade cultural presente em sala de aula, na contextualização do multiculturalismo? Metodologicamente, há uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa,  associada a um estudo de caso, por meio de uma contextualização da Diversidade cultural dos estudantes de Formoso do Araguaia-TO, oriundos de zona rural, povos indígenas e zona urbana no mesmo ambiente escolar, e a vinculação com o ensino de Ciências, por meio de formação de professores. Contudo, vale ressaltar que a formação continuada é uma proposta de construção de saberes no contexto da realidade local.  E assim tendo como ressultado a garantia dos direitos  dos estudantes a uma aprendizagem significativa e contextualizada no Ensino de Ciencias.

Referências

BRASIL. 1997, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais. Brasília, 1997. Disponível em: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-04-ciencias-naturais.pdf. Acesso em: 24 jan 2023.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular-BNCC/MEC, 2017. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110158_versão final_site.pdf. Acesso em: 24 jan 2023.

CAPELLINI, V. L. M. F; MACENA, J. O. A diversidade cultural na formação e atuação de professores. Cultural diversity in the training and conduct of teachers La diversidad cultural en la formación y la actuación de professores, 2018. Disponível em: https:// ojs.ufgd.edu.br. Acesso em: 22 dez 2022.

CARDOSO, R. M. R; ARAÚJO, C. S. T; SANTOS, M. L. Pluralidade de Estratégias Didáticas. Revista Digital de Anápolis, v. XIV, p. 96 – 108, 2021.

CARDOSO, R.M.R; ARAÚJO, C. S. T; RODRIGUES, O. S. Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Ouro Verde de Goiás/GO: O Ensino para Educação na Contemporaneidade. In: Rúbia Kátia Azevedo Montenegro. (org). Educação para uma aprendizagem significativa. 1 ed. Campo Grande: Inovar, p. 11 – 228, 2021.

CANDAU, J. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.

CÂNDIDO, A. A vida ao rés-do-chão. In: CÂNDIDO, A. A crônica. O gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992, p. 13.

CILIATO, F. L. G., & SARTORI, J. Pluralidade cultural: os desafios aos professores em frente da diversidade cultural. Revista Monografias Ambientais, 2015.

GOIÁS, Documento Curricular para Goiás Ampliado,DC-GO, 5ª versão, 2019. Disponível em: cee.go.gov.br/documento-curricular-para-goias-dc-go. Acesso em: 24 jan 2023.

IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/formoso-do-araguaia/historico Acesso em: 4 mar 2023

IVENICKI. Ana (2018). Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. 26 (100) • Jul-Sep 2018.

NASCIMENTO, H. A., GOUVÊA, G. (2020). Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências: Olhares a partir do Enpec. Revista brasileira de pesquisa em educação em Ciências, 2020. p. 469–496.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora,1992. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/ilha-bananal.htm. Acesso em: 05 dez 2022.

PINHEIRO, R. T. Biodiversidade na região da ilha do Bananal. Tocantins: EDUFT, 2019. 149 p. Disponível em: http://download.uft.edu.br/. Acesso em: 30 dez 2022.

SANTOS, M.A.R; BRANDÃO, P.P. Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural. Horizontes, 36 (1), 2018, p. 105-118.

Downloads

Publicado

23-05-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Cléria Rodrigues; CARDOSO, Rosângela Marques; ARAÚJO, Cleide Tavares; RODRIGUES, Olira Saraiva; ARAÚJO, Cláudia dos Santos. VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 254–266, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9864. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos