EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS EM ALAGAMAR

Autores

  • Nelma Rejane Olinto de Oliveira Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-014

Palavras-chave:

Educação Popular, Teologia da Libertação, Educação do Campo

Resumo

Durante a Ditadura Militar, a Arquidiocese da Paraíba criou o Centro de Defesa de Direitos Humanos (CDDH) e esse revelou-se importante referência dos anseios das populações camponesas do território do Agreste e Litoral Paraibano. Na concepção desse organismo, sua finalidade não era simplesmente refletir sobre questões filosóficas acerca dos Direitos Humanos, mas apresentá-los contribuindo para um aprofundamento e consolidação dos Direitos Sociais. Desse modo, a Igreja por meio de seus agentes de pastorais e do arcebispo (Dom José Maria Pires) apresentava um perfil inovador com uma nova prática educacional popular marcada por um acentuado processo de conscientização e defesa dos pobres. Assim, apresentaremos a atuação do CDDH no contexto da Fazenda Alagamar. O conflito que se estabeleceu nesse lugar no final dos anos 1970 ganhou repercussão nacional e apresentou ao Brasil o protagonismo dos agricultores que se tornaram alvo da perseguição de líderes locais apoiados pela Ditadura Militar. 

Referências

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Publicado

26-09-2023

Como Citar

Pereira, N. R. O. de O., & Pereira, V. P. de O. (2023). EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS EM ALAGAMAR. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1242–1258. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-014

Edição

Seção

Artigos