METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Amanda de Oliveira Bernardino
  • Carlos Antonio de Lima Filho
  • Rayanna de Oliveira Santana
  • Gustavo Barbosa Carnaúba
  • Andessa Barros Tenório Nunes de Carvalho
  • Sebastião Alves Santana Neto
  • Ester Maciel Ferreira de Melo
  • Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus
  • Luciane Soares de Lima Wanderley

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-017

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Aprendizagem, Ensino

Resumo

Objetivo: Analisar as principais evidências científicas quanto às metodologias ativas utilizadas na formação do enfermeiro e as principais contribuições dessas metodologias para construção das competências gerais elencadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Metodologia: Revisão Sistemática, na qual a busca de artigos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores “Estudantes de Enfermagem and “Aprendizagem” no período de outubro de 2022. Foram encontrados inicialmente 2.126 artigos e após o refinamento, 26 artigos foram incluídos. Resultados: As metodologias ativas foram agrupadas em oito tipos, descritas em diferentes países e contextos de formação do enfermeiro. Essas procuravam contemplar elementos importantes para a construção de pelo menos uma das competências gerais definidas nas DCN.  Conclusão: As metodologias ativas tem em seu caráter principal o desenvolvimento de motivação e entusiasmo dos alunos para aprendizagem, com valorização do pensamento crítico e reflexivo, centrando-se no aprendiz e na relação comunicativa professor-aluno.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Bernardino, A. de O., de Lima Filho, C. A., Santana, R. de O., Carnaúba, G. B., de Carvalho, A. B. T. N., Santana Neto , S. A., … Wanderley, L. S. de L. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 281–302. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-017

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Artigos