ABUNDÂNCIA, SAZONALIDADE, REPRODUÇÃO E CRESCIMENTO DA CONCHA DE UMA POPULAÇÃO DE Achatina fulica [Bowdich, 1822] [MOLLUSCA, ACHATINIDAE] EM AMBIENTE URBANO

Autores

  • Marcelo Nocelle de Almeida

Resumo

Achatina fulica foi introduzida no Brasil na década de 1980 e hoje se encontra distribuída em 24 estados e no Distrito Federal. Suas populações estão concentradas nas áreas urbanas e vêm causando incômodos as populações humanas por se tornarem pragas de jardins, hortas e pomares, além de atuarem como hospedeira em potencial de zoonoses e parasitoses de interesse veterinário. Esse trabalho teve por objetivo estudar a abundância, sazonalidade, reprodução e o crescimento da concha de uma população de A. fulica em ambiente urbano. Os dados foram obtidos por meio de amostragens mensais entre maio de 2011 e abril de 2012. Foram observados aspectos tais como abundância e sazonalidade, estação reprodutiva e o crescimento da concha. A população de A. fulica sofreu uma oscilação em sua abundância durante o ano, sendo mais abundante em junho de 2011 e fevereiro de 2012. A reprodução ocorreu principalmente em maio/junho de 2011 e em fevereiro/março de 2012. O ritmo de crescimento da concha demonstrou que na fase juvenil é acelerado e torna-se mais lento após a maturidade sexual.

Downloads

Publicado

01-04-2014

Como Citar

ALMEIDA, Marcelo Nocelle de. ABUNDÂNCIA, SAZONALIDADE, REPRODUÇÃO E CRESCIMENTO DA CONCHA DE UMA POPULAÇÃO DE Achatina fulica [Bowdich, 1822] [MOLLUSCA, ACHATINIDAE] EM AMBIENTE URBANO. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/4484. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original