ESTRESSE POR CALOR: ALTERAÇÕES NA FISIOLOGIA REPRODUTIVA E ESTRATÉGIAS PARA AMENIZAR SEUS EFEITOS NEGATIVOS NA FERTILIDADE DE FÊMEAS BOVINAS

Autores

  • Gustavo Guerino Macedo
  • Eliane Vianna da Costa e Silva
  • Leonardo Franco Martins
  • Rogério Oliveira Pinho
  • Bruno Moura Monteiro

Resumo

O estresse por calor, comum em clima tropical, vem sendo considerado um dos principais fatores de falha reprodutiva de fêmeas bovinas, incluindo danos ao desenvolvimento e maturação oocitária, desenvolvimento embrionário inicial e fetal, lactação e endocrinologia reprodutiva. Para tentar minimizar tais prejuízos, é necessário melhor entendimento da influência térmica sobre os processos reprodutivos a fim de aperfeiçoar o manejo para aumentar a fertilidade. Esta revisão tem como objetivo buscar o melhor entendimento de como e quando o estresse por calor afeta a reprodução de bovinos, no intuito de se desenvolver estratégias visando melhorar a fertilidade em ambientes de elevadas temperatura.

Downloads

Publicado

01-04-2014

Como Citar

MACEDO, Gustavo Guerino; SILVA, Eliane Vianna da Costa e; MARTINS, Leonardo Franco; PINHO, Rogério Oliveira; MONTEIRO, Bruno Moura. ESTRESSE POR CALOR: ALTERAÇÕES NA FISIOLOGIA REPRODUTIVA E ESTRATÉGIAS PARA AMENIZAR SEUS EFEITOS NEGATIVOS NA FERTILIDADE DE FÊMEAS BOVINAS. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/4487. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão