MANEJO PRÉ-ABATE, PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DO ESTRESSE E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DA CARNE SUÍNA: REVISÃO

Autores

  • Thuanny Lucia Pereira Universidade Federal do Mato Grosso
  • Anderson Corassa Universidade Federal do Mato Grosso
  • Angelo Polizel Neto Universidade Federal de Mato Grosso
  • Claudia Marie Komiyama Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rafaeli Gonçalves Leite Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i2.5233

Resumo

As atividades que antecedem o abate exigem um padrão e ainda algumas mudanças que priorizem em particular o bem-estar do animal. Dessa forma, o bem-estar na espécie suína assume grande importância quando se observa o manejo da granja ao frigorífico correlacionando com a atuação de fatores estressores que implicam em perdas tanto aos produtores quanto à indústria frigorífica. As falhas no manejo pré-abate podem resultar em carcaças com desvios, como carnes carne pálida, flácida e exsudativa (PSE) e carne escura, firme e seca (DFD). Para assegurar o bem-estar e obter carne suína de qualidade é necessário que o manejo pré-abate seja realizado de forma adequada considerando as características comportamentais e fisiológicas dos animais, que se trata do ajuste com o ambiente e com os indivíduos, estabelecendo uma  harmonia entre homem e animal. Em função do que foi relatado, objetivou-se revisar os fatores que interferem no manejo pré-abate de suínos e suas influências sobre os indicadores de estresse e qualidade da carne. O manejo pré-abate deve ser estabelecido conforme padrões conhecidos, no entanto, existe a necessidade de rever cada procedimento e estabelecer estudos regionais que envolvam todos os procedimentos, desde o embarque até o período de espera dos suínos na indústria frigorífica.

Biografia do Autor

Rafaeli Gonçalves Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do programa de pós-graduação em Zootecnia (PPGZ) da Universade Federal do Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop, área Nutrição e Alimentação Animal, linha de pesquisa Nutrição de Monogástricos.

Downloads

Publicado

30-10-2017

Como Citar

Pereira, T. L., Corassa, A., Neto, A. P., Komiyama, C. M., & Leite, R. G. (2017). MANEJO PRÉ-ABATE, PARÂMETROS FISIOLÓGICOS DO ESTRESSE E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DA CARNE SUÍNA: REVISÃO. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i2.5233

Edição

Seção

Artigo de Revisão