UTILIZAÇÃO COMPARATIVA DE ENROFLOXACINO, PROBIÓTICO (Lactobacilus plantarum) E PROPIONATO DE SÓDIO NA LARVICULTURA DE CAMARÃO BRANCO DO PACÍFICO

Autores

  • Marcello Mendes dos Santos Júnior Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Gabriel Fernandes Alves de Jesus
  • Esmeralda Chamorro Legarda
  • José Luiz Pedreira Mouriño
  • Walter Quadros Seiffert
  • Felipe do Nascimento Vieira

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v19i3.6085

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar métodos de controle e tratamento de bacterioses na larvicultura de Litopenaeus vannamei, avaliando o uso contínuo de probiótico e o uso pontual de enrofloxacino 15mg.L-1 e propionato de sódio 0,5 mM.L-1 nos momentos de metamorfose sobre os, parâmetros zootécnicos e microbiológicos (larvas e da água). Foram utilizadas 16 unidades de 60L, povoadas na densidade de 325 náuplios.5L-1, divididos em três tratamentos: enrofloxacino, probiótico, propionato de sódio e controle. O enrofloxacino e o propionato foram ministrados em protozoea 3, misis 3 e pós-larva 4 e o probiótico foi ministrado na ração ao longo de todo o experimento. O probiótico aumentou as contagens de bactérias ácido-láticas em relação aos demais tratamentos na água de cultivo (p=0,00001) e em relação ao enrofloxacino e o proprionato nas larvas (p=0,0048). A água do tratamento com probiótico apresentou menor contagem de Vibrio spp. que o enrofloxacino (p=0,0011) e as larvas tratadas com probiótico apresentaram menor contagem de Vibrio spp. que o propionato (p=0,0158). Contudo, não foi observada diferença nos índices zootécnicos avaliados. Assim, os aditivos na dose utilizada não alteram parâmetros zootécnicos da larvicultura do camarão L. vannamei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2017

Como Citar

JÚNIOR, Marcello Mendes dos Santos; JESUS, Gabriel Fernandes Alves de; LEGARDA, Esmeralda Chamorro; MOURIÑO, José Luiz Pedreira; SEIFFERT, Walter Quadros; VIEIRA, Felipe do Nascimento. UTILIZAÇÃO COMPARATIVA DE ENROFLOXACINO, PROBIÓTICO (Lactobacilus plantarum) E PROPIONATO DE SÓDIO NA LARVICULTURA DE CAMARÃO BRANCO DO PACÍFICO. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 3, 2017. DOI: 10.25110/arqvet.v19i3.6085. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/6085. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Original