HAMARTOMA FIBROANEXIAL EM CADELA - RELATO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i1.6390

Resumo

A pele é o maior órgão do corpo do animal, atuando como uma barreira entre o meio externo e interno e suas afeccções perfazem a média de 30% de todo atendimento clínico realizado em pequenos animais. Dentre as lesões não neoplásicas, encontram-se os hamartomas, que são oriundos de um crescimento excessivo de células e tecidos normais no local em que naturalmente se encontram, podendo ocorrer em qualquer tecido ou órgão. O hamartoma fibroanexial pode se apresentar como nódulo solitário, firme, circunscrito, séssil ou de aspecto polipoide, com ou sem alopecia parcial e ulceração. Os anexos cutâneos que se destacam nesse tipo de hamartoma são os folículos pilosos e as glândulas sebáceas, podendo aparecer em aspectos normais ou bizarros, como os folículos pilosos císticos rodeados por lóbulos sebáceos. O objetivo do presente trabalho foirelatar um caso de hamartoma fibroanexial em uma cadela sem padrão racial definido, de aproximadamente sete anos que foi levada à Unidade Hospitalar Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), devido à presença de nódulo em região distal lateral do membro pélvico direito com crescimento lento e progressivo durante um ano. A paciente foi encaminhada para exames complementares de citologia e pré-cirúrgicos. Após excisão cirúrgica, o nódulo foi enviado para avaliação histopatológica. Microscopicamente, a lesão exibiu uma estrutura nodular intradérmica composta por tecido fibroso abundante, envolvendo e segmentando estruturas anexiais incompletas, representadas por glândulas sebáceas e folículos pilosos, alguns destes rôtos, suscitando intenso processo inflamatório piogranulomatoso. Os achados macro e microscópicos foram determinantes para o diagnóstico da lesão como hamartoma fibroanexial.

Biografia do Autor

Daniel de Araujo Viana, Laboratório de Anatomia Patológica e Patologia Clínica Veterinária LTDA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Especialização em Patologia Veterinária, Especialização em Clínica Médica e Cirurgia pela Universidade Estadual do Ceará (2007), Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Biotecnologia da Saúde pela RENORBIO/UECE. Atualmente é Diretor Técnico Científico do Laboratório PATHOVET - Anatomia Patológica e Patologia Clínica Veterinária LTDA e Professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará, onde leciona as disciplinas de Patologia Geral Veterinária, Anatomia Patológica Veterinária, Diagnóstico Histopatológico, Citopatologia Veterinária e Medicina Legal Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal (rotina e pesquisa), atuando principalmente nos seguintes temas: patologia diagnóstica, citopatologia, histopatologia, oncologia, necropsia, patogenômica e proteômica de doenças infecciosas e neoplásicas, perícia veterinária e medicina legal veterinária.

Downloads

Publicado

11-09-2018

Como Citar

Rodrigues, F. R. N., Lopes, C. E. B., Matos, M. G. de, Pimentel, S. P., Alencar, E. C. de, Almeida, T. M. de, & Viana, D. de A. (2018). HAMARTOMA FIBROANEXIAL EM CADELA - RELATO DE CASO. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i1.6390

Edição

Seção

Relato de Caso