ASPECTOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA ENGORDA DE LAGOSTAS: A EXPERIÊNCIA DO VIETNAM E PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Marco Antonio Igarashi Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i3.6484

Resumo

 

RESUMO: A proposta desta revisão é resumir as informações sobre os estudos da engorda de lagostas em gaiolas no Vietnam. Esta sinopse demonstra que os juvenis podem ser cultivados sob regime de confinamento e se adapta bem as condições artificiais com alimentação. Na aquicultura, na engorda juvenis de lagostas capturadas na natureza (Palinuridae) até o tamanho comercial está emergindo no Vietnam. No Vietnam o cultivo de lagostas em gaiolas no mar começou na década de 1990. Nesse contexto tradicionalmente a Panulirus ornatus e outras espécies são alimentadas com rejeito de pesca e pescado de baixo valor. O objetivo global da engorda pode ser o alívio da pobreza, e neste respeito para os criadores de lagostas é em particular uma oportunidade atrativa para brasileiros devido a captura de sementes de lagostas (com autorização dos órgãos competentes) e sua engorda envolve tecnologia simples, mínimo de capital, e é apropriado como uma atividade alternativa de renda para pescadores.

 

 

Downloads

Publicado

28-03-2019

Como Citar

IGARASHI, Marco Antonio. ASPECTOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS DA ENGORDA DE LAGOSTAS: A EXPERIÊNCIA DO VIETNAM E PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NO NORDESTE BRASILEIRO. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.25110/arqvet.v21i3.6484. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/6484. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão