Composição Corporal e Exigências de Energia para Mantença de Bovinos (Zebuínos e Mestiços) e Bubalinos Não-Castrados, em Confinamento

Autores

  • José Antônio de Freitas
  • Carlos Augusto de Alencar Fontes
  • José Eudes Soares
  • André Mendes Jorge
  • Luís Humberto Castillo Estrada

Resumo

O objetivo da pesquisa foi estimar o conteúdo corporal de proteínas, gordura, energia e as exigências líquidas de energia para mantença de bovinos Nelore, mestiços europeu-zebu e bubalinos, abatidos em diferentes estádios de maturidade. Foram usados sessenta machos não castrados, incluindo 16 Nelore (NEL), 16 F1 Holandês-Nelore (HN), 14 bimestiços 1/4 Fleckvieh-5/16 Angus-7/16 Nelore (BM) e 14 búfalos mestiços do tipo Mediterrâneio (BUF), com peso médio inicial de 356 Kg e idade média de 24 meses. Os animais de cada grupo genético foram, aleatoriamente, divididos em quatro grupos experimentais. Um grupo foi abatido ao início do período experimental (AB). Os animais de outro grupo receberam alimentação restrita, individualmente, suprindo níveis de energia e proteína 15% acima da mantença, e os dos dois grupos restantes foram alimentados, individualmente, ad libitum (AL1 e AL2) até atingirem pesos equivalentes a 100 e 110% do peso à maturidade da vaca do grupo racial correspondente. Estes pesos eram, respectivamente, 450 e 500 kg para NEL e BUF e 500 e 550 Kg para HN e BM. A ração continha milho desintegrado com palha sabugo, farelo de soja, uréia, minerais e feno de braquiária decumbens, numa proporção de concentrado: volumoso 50:50 e com 13% de proteína, na matéria seca. Para se estimar as mudanças na composição corporal nos intervalos de pesos incluídos na pesquisa, foram ajustadas equações de regressão dos logaritmos dos conteúdos de proteína (Kg) e gordura (Kg) e energia (Mcal), em função do peso corporal vazio (PCVZ), em Kg. Foi feito o teste de identidade de modelos para as equações das diferentes raças. As exigências de energia para mantença foram obtidas como produção de calor estimado para o nível zero de ingestão de energia. Não houve diferença entre NEL e BUF e entre HN e BM, quanto ao conteúdo de proteína, gordura e energia por unidade de PCVZ, no intervalo de pesos estudado. Os animais NEL e BUF tiveram sempre maiores conteúdos corporais de gordura e energia e menors de proteína que os HN e BM. Os animais NEL tiveram menores exigências de energia de mantença que os HN, BM e BUF, os quais não diferiram entre si.
 

Downloads

Como Citar

FREITAS, José Antônio de; FONTES, Carlos Augusto de Alencar; SOARES, José Eudes; JORGE, André Mendes; ESTRADA, Luís Humberto Castillo. Composição Corporal e Exigências de Energia para Mantença de Bovinos (Zebuínos e Mestiços) e Bubalinos Não-Castrados, em Confinamento. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 3, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/684. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos