Prevalência de neoplasias da cavidade oral de cães atendidos no centro odontológico veterinário - Odontovet® - entre 1994 e 2003

Autores

  • Daniel Giberne Ferro
  • Fernanda Maria Lopes
  • Michèle Alice Françoise Anita Venturini
  • Herbert Lima Correa
  • Marco Antonio Gioso

Resumo

A cavidade oral e a faringe ocupam o quarto lugar em incidência de neoplasias malignas no corpo do cão doméstico. As neoplasias orais malignas mais comuns são o melanoma, o carcinoma de células escamosas e o fi brossarcoma. A epúlide e a papilomatose oral respondem pela grande maioria das neoplasias orais benignas em carnívoros domésticos. Em geral, a literatura relata que os machos são mais freqüentemente acometidos que as fêmeas. A maioria dos casos atinge animais de idade média a avançada, ainda que não sejam raros os acometimentos em animais jovens. Raças como o Cocker Spaniel, o Pastor Alemão e o Boxer são amplamente citadas como as mais predispostas a formações neoplásicas. Neste trabalho, foram estudados os casos de neoplasia oral, comprovados por exame histopatológico, que foram atendidos no Centro Odontológico Veterinário – Odontovet®-SP - entre os anos de 1994 e 2003. De todos os atendimentos de cães, 5,2% foram destinados ao tratamento de formações neoplásicas orais. Noventa e uma formações (45,5%) eram neoplasias de caráter benigno e 100 (50%) eram malignas. Os outros 4,5% dos casos correspondem a tumores diversos e de ocorrência rara na cavidade oral de cães. O melanoma maligno foi o tumor mais freqüente (53% dos casos) seguido pelo carcinoma espino-celular (21%) e pelo fi brossarcoma (11%). A epúlide respondeu pela grande maioria das formações benignas (50%). A idade média dos cães acometidos por lesões malignas foi de 7,3 anos e de 8,5 para aqueles acometidos por lesões benignas. Os animais mais acometidas foram os sem raça defi nida (SRD) (30 casos), Poodle (27 casos), Cocker Spaniel (18), Pastor Alemão (16), Boxer (15) e Dobermann Pinscher (12). No Brasil, Poodles, Cocker Spaniels, Pastores Alemães, Boxers e os SRDs estão entre os que mais freqüentemente são conduzidos ao atendimento odontológico para avaliação de tumefações em cavidade oral.

Downloads

Publicado

18-01-2008

Como Citar

FERRO, Daniel Giberne; LOPES, Fernanda Maria; VENTURINI, Michèle Alice Françoise Anita; CORREA, Herbert Lima; GIOSO, Marco Antonio. Prevalência de neoplasias da cavidade oral de cães atendidos no centro odontológico veterinário - Odontovet® - entre 1994 e 2003. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 7, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/76. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos