ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE UNIVERSITÁRIOS DA UNIPAR, UNIDADE DE CASCAVEL, POR MEIO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

André Timóteo da Costa, Francis Eduardo Bartizick da Silva Striesk, Suziméri Vilas Boas Pescador

Resumo


A tecnologia evolui com muita agilidade, impondo novas práticas de negócios entre organizações e seus clientes. A globalização minimiza as distâncias entre os povos, e tudo isso é facilitado pelo crescente número de pessoas conectadas à internet. Portanto, o comércio eletrônico surge como uma nova forma de negócio, em meio à qual, utilizando um dispositivo eletrônico conectado à internet, uma pessoa pode comprar ou vender um produto em qualquer país do mundo. As várias oportunidades do mundo virtual apontam para a necessidade de investigação dos consumidores online, a fim de compreender melhor o seu comportamento de consumo (possivelmente novos hábitos de consumo e atributos de escolha de produtos e de serviços), o que poderá contribuir para que as empresas empreendam ações táticas e estratégicas mais assertivas na captação e na manutenção deste novo perfil de cliente. Neste sentido, este artigo teve por objetivo geral apontar o comportamento dos universitários. Como objetivos específicos, buscou identificar os dispositivos eletrônicos mais utilizados no momento da compra, o perfil socioeconômico dos usuários, os sites mais procurados, a frequência de consumo, as linhas de produtos mais procurados, as vantagens e as desvantagens do comércio eletrônico, entre outros. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado em 346 universitários. Os resultados demonstram a influência de variáveis, como preço, comodidade e segurança, no processo de compra realizado através da internet. O comportamento do consumidor foi a base das análises dos resultados, sendo de extrema importância para a avaliação dos hábitos e dos fatores de influência no processo de aquisição, realizado a partir do comércio eletrônico.


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