Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR é um periódico científico de fluxo contínuo editado pela Universidade Paranaense, Umuarama, Paraná, Brasil. Destinado a publicar preferencialmente trabalhos de pesquisa inéditos, que representem contribuição significativa para o conhecimento científico nas áreas de Ciências Empresariais, tais como, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo e Publicidade e Propaganda. São aceitos também artigos de revisão de temas atuais, com percentual de no mínimo 20% dos últimos cinco anos, não sendo publicados artigos que apresentem somente referências acima de 10 anos. Estudo de caso também são aceitos, desde que atenda o critério estabelecido para artigos de revisão em relação ao percentual de referência dos últimos cinco ou 10 anos. 

 

Qualis Capes (Quadrienal 2017-2020)

B3

 

Missão

Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação; publicar preferencialmente trabalhos de pesquisa inéditos, que representem contribuição significativa para o conhecimento científico; disseminar a informação dos conhecimentos gerados pela comunidade científica.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de seleção de trabalhos para publicação envolve a avaliação do Comitê Editorial e pareceres de especialistas ad hoc, duplo cego da seguinte maneira: Os manuscritos originais submetidos à avaliação são inicialmente apreciados pelo Comitê Editorial da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR. Nessa análise, são avaliados os requisitos de qualidade para publicação na revista, como: escopo; adequação às normas da revista; qualidade da redação; fundamentação teórica; atualização da revisão da literatura; coerência e precisão da metodologia; contribuição e relevância dos resultados; discussão dos dados observados; apresentação das tabelas e figuras; originalidade e consistência das conclusões.

 

Periodicidade

A Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR ISSN 1982-1115 é publicada na modalidade de fluxo contínuo pela Universidade Paranaense – UNIPAR.

 

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conteúdo ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

Declaração de Ética

A Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR está organizada a partir de seus/suas editores/editoras, que abarcam as áreas de estudos agrários, bem como de um conselho editorial, oriundo de instituições das diversas regiões do Brasil e de outras partes do globo. Para a publicação do periódico contamos com os/as autores e autoras e, ainda, com um amplo corpo de revisores anônimos que visam garantir a relevância da publicação e qualidade dos textos que a compõe.

Os editores e as editoras assumem a responsabilidade de aceitar e/ou rejeitar textos recebidos pelo periódico, considerando a relevância, a originalidade e aderência das contribuições, acumulando esforços para garantir a qualidade do material publicado, a integridade do acervo, a memória da revista. São também os/as responsáveis pelo diálogo com os conselhos, com vistas à melhoria constante da revista, e pela publicação de correções, retratações, erratas ou pedidos de desculpas que se fizerem necessários. São também eles e elas que conduzem as submissões, seja aquelas destinadas aos números correntes ou aos especiais, de modo a garantir a confidencialidade em todo o processo, sem qualquer identificação, tanto de autores e autoras, quanto de pareceristas, afastando qualquer influência de ordem pessoal no processo de publicação. Em caso de suspeita de má fé, tanto dos textos já publicados quanto os que estejam no prelo, os/as editores/editoras seguem as orientações do Conselho Editorial, oportunizando a autores e autoras a defesa das denúncias, sendo todas elas investigadas (ao cabo, a Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR se responsabiliza pela guarda de toda a documentação). Por fim, cumpre ressaltar que editores e editoras agem de forma transparente e balanceada no exercício de suas tarefas, sem discriminação por gênero, orientação sexual, religião, origem étnica e geográfica, geração, religião ou crenças políticas, primando pelo convívio respeitoso entre aqueles e aquelas que são diferentes.

Das autoras e dos autores, espera-se que submetam manuscritos de sua autoria respeitando todos os direitos de propriedade intelectual de terceiros; que sigam as normas da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR para submissão dos textos; garantir que o texto – ou, parte significante dele – não tenha sido publicado ou enviado em duplicidade para outro periódico; indicar a localização (institucional ou privada) dos documentos citados, assim como suas referências arquivísticas; enviar permissões para uso, reprodução e publicação de gráficos, mapas, diagramas, fotografias, etc., sempre que se fizer necessário; conhecer as regras da Creative Commons License Attribute BY; notificar as/os editoras e editores do periódico se identificar erros significativos na publicação; enviar textos originais, sem plágios ou autoplágios, dados fraudulentos e que não sejam o que se chama de “Menor Parte Publicável”; cooperar com as editoras e editores na elaboração e publicação de erratas, adendos, correções, retratações, quando se fizer necessário.

Os/As pareceristas, têm revisto/analisado os manuscritos de forma objetiva, evitando comentários hostis, em tempo razoável, bem como mantido a confidencialidade de quaisquer informações fornecidas pelos editores e editoras, sem manter cópias dos manuscritos recebidos, nem usar as informações recebidas no processo de revisão/análise para benefício próprio ou de outrem, nem garantir vantagens, nem gerado desvantagens ou desacreditados pessoas. Por fim, tem cabido às/aos pareceristas reportar aos/às editores/editoras sobre qualquer conteúdo já publicado ou submetido que seja substancialmente similar ao que está sob sua análise/revisão, assim como possíveis conflitos de interesses. 

Os conflitos de interesses são processos ou situações em que autores/as, revisores/as ou editores/as possuem interesses, tácitos ou não, que podem influenciar na produção dos dados, na redação ou na avaliação/revisão do manuscrito. Os conflitos de interesses podem ser de natureza interpretativa, acadêmica, pessoal, política, comercial, financeira ou, ainda, de outro segmento. O processo de revisão por pares, a atividade dos/as editores/as e a credibilidade das informações presentes nos manuscritos estão associados à gestão dos conflitos de interesses. O/a(s) autores/as do manuscrito deve(m) informar obrigatoriamente se existe ou não conflitos de interesses por meio de uma declaração. Deverá ser notificada a equipe editorial via caixa de diálogo disponível na submissão em Discussão da Pré-avaliação e/ou anexar um documento em Word for Windows transferido em documentos suplementares. Os/as revisores/as devem obrigatoriamente informar a equipe editorial de a Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR se há conflitos de interesses, declarando-se não qualificados/as para proceder à avaliação do manuscrito. Os/as consultores/as ad hoc devem obrigatoriamente dar ciência aos/às editores/as deste periódico de quaisquer conflitos de interesses que possam ter influência em sua opinião sobre o manuscrito, e, se for o caso, devem declarar-se não qualificados/as para dar-lhe parecer. Os/as editores/as, por sua vez, devem obrigatoriamente comunicar ao Conselho Editorial da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR caso haja conflitos de interesses relativamente ao manuscrito, para que o processo de avaliação seja acompanhado pelo corpo editorial.