RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO POR OMISSÃO OU FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v31i2.2023.019Palavras-chave:
Responsabilidade do Estado, Omissão Estatal, Serviços Públicos, Direito AdministrativoResumo
Este artigo examina a natureza jurídica da responsabilidade extracontratual do Estado por omissão na prestação de serviços públicos. Através de uma análise doutrinária, discute-se como o tema é tratado, destacando a aplicação das teorias de responsabilidade objetiva e subjetiva. O artigo explora a relevância da distinção entre atos comissivos e omissivos e suas implicações para o direito administrativo brasileiro. A pesquisa contribui para o entendimento de como a responsabilidade estatal é estabelecida em casos de danos causados por falhas ou ausência na prestação de serviços, oferecendo uma perspectiva crítica.
Referências
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Malheiros, 2006, p. 957.
BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Responsabilidade civil da Administração Pública – aspectos relevantes. A Constituição Federal de 1988. A questão da omissão. Uma visão a partir da doutrina e jurisprudência brasileiras. In: FREITAS, Juarez (Org.). Responsabilidade civil do Estado. São Paulo: Malheiros, 2006, p. 293-336.
BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Direito administrativo e o novo Código Civil. Belo Horizonte: Fórum, 2007.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. DF: Senado, 1988.
CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade civil do Estado. 3. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 27. ed., São Paulo: Atlas, 2014.
FERRAZ, Luciano. Responsabilidade do Estado por omissão legislativa – o caso do art. 37, X, da Constituição da República. In: FREITAS, Juarez (Org.). Responsabilidade civil do Estado. São Paulo: Malheiros, 2006, p. 208-223.
GABARDO, Emerson; HACHEM, Daniel Wunder. Responsabilidade civil do Estado, faute du service e o princípio constitucional da eficiência administrativa. In: GUERRA, Alexandre Dartanhan de Mello; PIRES, Luis Manuel Fonseca; BENACCHIO, Marcelo. (Orgs.). Responsabilidade civil do Estado: desafios contemporâneos. São Paulo: Quartier Latin, 2010, p. 155-201.
GASPARINI, Diogenes. Curso de direito administrativo. 8ª. ed. revista e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2003.
HACHEM, Daniel Wunder. Tutela administrativa efetiva dos direitos fundamentais sociais: por uma implementação espontânea, integral e igualitária. Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Curitiba, 2014, 614 f.
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.
MONTEIRO FILHO, Carlos Edison do Rêgo. Problemas de responsabilidade civil do Estado. In: FREITAS, Juarez (Org.). Responsabilidade civil do Estado. São Paulo: Malheiros, 2006, p. 56-65.
NERY JUNIOR, Nelson. Responsabilidade civil da Administração Pública aspectos do Direito brasileiro positivo vigente: art. 37, §6º, da CF/1988 e art. 15, do CC/1916. Doutrinas Essenciais de Responsabilidade Civil, vol. 6, out. 2011, p. 25-34.
SAAD, Renan Miguel. A responsabilidade civil do Estado por atos administrativos comissivos e omissivos. In: O ato ilícito e a responsabilidade civil do Estado. Doutrina e jurisprudência. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1995, p. 49-77.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.