A ECOVILA URBANA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Alexander Fabbri Hulsmeyer

Resumo

Nos últimos anos, a sustentabilidade dos ambientes urbanos tem
sido uma das questões mais discutidas e debatidas no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, pois as cidades passaram a ser vistas como ecossistemas, estando interligadas a outros ecossistemas, numa situação de interdependência. Portanto, para garantir a qualidade de vida das gerações futuras, a utilização sustentável dos recursos naturais na área de construção civil se tornou algo
indispensável. Neste contexto, a ecovila urbana pode ser entendida como um condomínio residencial. Tanto a sua implantação como o projeto arquitetônico da unidade tipo, são determinados pela sua sustentabilidade, de acordo com princípios de arquitetura bioclimática, conceitos ecossistêmicos, e de qualidade ambiental. O objetivo deste artigo é fazer um levantamento bibliográfico que subsidie a discussão sobre as bases conceituais a respeito das Ecovilas Urbanas, sua contextualização e sua aplicabilidade.

Downloads

Como Citar

HULSMEYER, Alexander Fabbri. A ECOVILA URBANA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/2212. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos