AVALIAÇÃO DAS ÁREAS PERMEÁVEIS COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO DE ÁREAS VERDES URBANAS DE UMUARAMA – PR
Resumo
A intervenção do homem no meio ambiente, seja com o desmatamento ou pela impermeabilização do solo através da pavimentação de grandes áreas, tem resultado em erosão e assoreamento. A vegetação que garantia a infiltração da água no solo foi paulatinamente substituída por ruas, calçadas e quintais pavimentados e impermeáveis. Atualmente, devido à maciça impermeabilização do solo, Umuarama enfrenta problemas ambientais, destacando-se os processos erosivos característicos do Arenito Caiuá. Estes processos estão diretamente relacionados com a natureza dos solos (permeabilidade e a capacidade de infiltração), declividade, cobertura vegetal (que regula e controla o escoamento em superfície) e tipo de manejo (que favorece ou obstrui o escoamento). Neste contexto, o geoprocessamento constitui-se numa ferramenta de grande utilidade, pois permite em curto espaço de tempo a obtenção de uma grande quantidade de informações qualitativas e quantitativas. Este trabalho teve por finalidade verificar a relação entre as áreas permeáveis e impermeáveis no ambiente urbano através do mapeamento dos espaços livres públicos da macro zona urbana de Umuarama, dividida em suas micro-bacias. Concluiu-se que as áreas centrais são as mais afetadas e novos espaços livres públicos, preservação dos canteiros centrais permeáveis, criação de calçadas ecológicas e rigor no cumprimento das taxas de permeabilidade do solo previstas em lei para os lotes particulares são medidas indispensáveis para a recuperação ambiental em termos de drenagem urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.