RELAÇÕES DE GÊNERO MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Resumo
Destaca-se, nas diferenças de gênero no seio da MPB, que o primeirodisco gravado por uma cantora ocorreu decorridos vinte e três anos da gravação do primeiro fonograma brasileiro – o lundu Isto é bom – pelo cantor baiano Manoel Pedro dos Santos (1870-1944). O preconceito, além de deixar escasso o quadro de cantoras, atraiu, inicialmente, mulheres de famílias pobres. Hoje se estima que as cantoras sejam em maior número. Estuda-se nesta investigação o avanço emancipatório da mulher na MPB (Música Popular
Brasileira).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.