MÚSICA POPULAR BRASILEIRA/EDUCAÇÃO – EXPERIÊNCIAS TRANSVERSAIS EM PRÁTICAS ESCOLARES

Autores

  • Fernando da Conceição Barradas Universidade Paranaense - UNIPAR

Resumo

Pretende-se com esta pesquisa realizada em treze escolas públicas do município de Umuarama, demostrar a possibilidade transdisciplinar de utilizar a MPB no âmbito escolar, prevista como exigência dos parâmetros Curriculares nacionais (Lei de Diretrizes e Bases – 9349/96). Produziu-se na área de saberes e práticas escolares duas experiências didático pedagógicas. A primeira, com a orientação deste pesquisador e colaboração de professores e alunos sobe o tema “As quatorze músicas mais importantes do século XX”, segundo a escolha da ABL (Academia Brasileira de Letras). A segunda experiência sobre o Golpe de 1964, os anos de chumbo visto pela MPB. No contato havido com orientadores pedagógicos, diretores e professores de diversas áreas e particularmente com os professores de artes, aproveitou-se a oportunidade e efetuou-se um levantamento sobre as dificuldades, possibilidades e impossibilidades da utilização de MBP (Música Popular Brasileira) no âmbito da Escola. Foi-se além; aproveitou-se o ensejo para levantar o gosto do aluno quanto a sua audição e apreciação musical.

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Publicado

01-09-2017

Como Citar

BARRADAS, Fernando da Conceição. MÚSICA POPULAR BRASILEIRA/EDUCAÇÃO – EXPERIÊNCIAS TRANSVERSAIS EM PRÁTICAS ESCOLARES. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/6336. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos