BEM-ESTAR PSICOLÓGICO VERSUS DISTRESS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE SAÚDE MENTAL
Resumo
O mundo contemporâneo e suas demandas sociais e econômicas têm exigido cada vez mais do sujeito o enfrentamento de novos desafios em ritmos cada vez mais velozes. Tais exigências afetam de forma direta a saúde mental. Tomando por base a idéia de que a saúde mental é muito mais que a ausência de doença, mas que também envolve o bem-estar psicológico, o qual presume a ausência de estados de ansiedade e depressão. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo consistiu em investigar o nível de saúde mental dos moradores da cidade de Cascavel/PR, tendo por objetivos específicos analisar de que forma os fatores sócio-demográficos contribuem para explicação do bem-estar psicológico/distress; conhecer os níveis de bem-estar/distress entre homens e mulheres e comparar os índices de bem-estar/distress em diferentes faixas-etárias. Participaram deste estudo 440 pessoas, de ambos os sexos (52,7% fem. – 47,3% masc.) com idade entre 18 e 60 anos (Média 31 anos) dos diferentes níveis sócio-econômicos. O instrumento que mediou a coleta de dados foi um questionário de saúde geral (QSG-12), contendo 12 questões com pontuações de 1 a 4, sendo que, quanto mais próximo de 4, maior o nível de comprometimento da saúde. Os resultados mostram que a média de saúde geral da amostra pesquisada é de 1,9 o que denota um índice aceitável de saúde geral da população pesquisada, já que este se encontra muito mais próximo a 1 do que a 4. O conjunto dos dados nos leva a inferir que o nível satisfatório de saúde reside no elevado sentimento de autoeficácia apresentado pelos pesquisados, em detrimento dos sintomas de ansiedade e depressão, o que contribuiu de forma significativa para o bem-estar e reduziu os efeitos do distress.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.