O STATUS QUO FEMININO NO SAMBA DE AUTORIA MASCULINA

Autores

  • Mirele Carolina Werneque Jacomel
  • Cristian Pagoto

Resumo

Discutem-se neste artigo arquétipos, referentes às mulheres, inscritos em duas letras de samba de autoria masculina. Parte-se, em princípio, do estudo da maneira como elas foram historicamente submetidas ao domínio masculino, incorporando, muitas vezes, a expressão patriarcal. Posteriormente, foram selecionadas e analisadas duas canções compostas na década de 1940: “Emília”, de Wilson Batista em co-autoria com Haroldo Lobo, e “Ai, que saudades da Amélia”, de Mário Lago e Ataulpho Alves. Trata-se, portanto, de examinar o modo como os sambistas–compositores retratam as imagens femininas em um gênero popular da música brasileira, resgatando culturas anteriormente disseminadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

JACOMEL, Mirele Carolina Werneque; PAGOTO, Cristian. O STATUS QUO FEMININO NO SAMBA DE AUTORIA MASCULINA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/2849. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos