Emoções resultantes da leitura de “A Cartomante”, de Machado de Assis
Resumo
O objetivo do trabalho consiste em analisar a maneira como se estrutura a ação em “A Cartomante”, conto presente em Várias Histórias (1896), de Machado de Assis (1839-1908), de maneira a produzir no leitor temor, compaixão e, fi nalmente, alívio das tensões. Conceitos como “encadeamento dos acontecimentos, das personagens e das suas motivações”, “falha trágica” atuarão como suporte para a compreensão das emoções resultantes da leitura do conto machadiano. Rita e Camilo são amantes. Vilela, marido de Rita e amigo de Camilo, descobre a traição e chama Camilo à sua casa. Temeroso, Camilo visita uma cartomante. Esta o tranqüiliza. Camilo vai sem medo à casa do amigo e, lá chegando, depara-se com Rita morta. É assassinado pelo amigo. O leitor acompanha o “encadeamento dos acontecimentos, das personagens e das suas motivações”, bem como se depara com a “falha trágica” das personagens. Resta-lhe, ao fi nal do conto, depois de ter acompanhado com temor o desenvolvimento da trama, depois de ter sentido compaixão dos amantes, o alívio das tensões.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.