UMA LEITURA SEMIÓTICA DA EMBALAGEM DOS SUCRILHOS KELLOGG´S
Resumo
Este trabalho apresenta um breve panorama dos dispositivos de comunicação, mídia, semiótica e publicidade. No contexto da comunicação são comentadas algumas características, como a sua bilateralidade, emissor e receptor, canal pelo qual são transmitidos padrões sociais e culturais. Outro aspecto presente é a relação de poder entre os dispositivos de mídia, semiótica e publicidade. Essa abordagem apresenta como os mecanismos interferem na sociedade de consumo e como os meios de comunicação criam as novas representações. Um ponto apresentado é o estímulo em excesso, que pode causar a gula ou, em outros casos, os demais pecados capitais. O estudo procura apresentar uma ideia de conceito dos dispositivos em cada ciência e como esses dispositivos são utilizados pela comunicação mercadológica, por meio da comunicação visual. Nesse contexto é possível falar, de maneira breve, a história da marca Kellogg’s e seu desenvolvimento e analisar, de forma sintética, a embalagem dos Sucrilhos Kellogg’s, especificamente o personagem Tony. Essa análise tem como fonte a semiótica, no que diz respeito às três tricotomias: a primeira, conforme o signo em si; a segunda, conforme a relação do signo com seu objeto; a terceira, conforme seu interpretante. Essas ideias, apontamentos e análises são tentativas de contextualizar a teoria e a prática das relações existentes nos dispositivos de cada ciência apresentada.Downloads
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