O GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 ENTRE A CONSPIRAÇÃO E A DEPENDÊNCIA ESTRUTURAL: UM ESTUDO DAS OBRAS DE MONIZ BANDEIRA E OCTAVIO IANNI
Resumo
Neste estudo discutem-se particularmente duas obras nas quais é possível observar, dentre outros elementos, explicações para o movimento militar ocorrido na noite de 31 de março de 1964. As obras selecionadas foram: O colapso do Populismo no Brasil de Octavio Ianni, e O governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil, 1961-1964 de Luiz Alberto Moniz Bandeira. O objetivo principal é identificar as principais características dessas obras para, posteriormente, contrapor suas explicações, situando-as em relação à tradição interpretativa existente no período, haja vista que ambas surgiram em plena vigência do regime militar, fato este que faz com que se apresentem de forma intrínseca e indelevelmente associadas a este contexto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.