UMA REFLEXÃO ENTRE O “CAVALEIRO DAS TREVAS” E O EXISTENCIALISMO
Resumo
Desde a antigüidade, os meios utilizados para se compreender arealidade decorrem da análise lógica dos fatos. Assim, a subjetividade do imaginário e, conseqüentemente, das imagens, foram sendo gradualmente banidas da intelectualidade ocidental. Contudo, a fixação de um pensamento, sem a representação das imagens, e uma rejeição dos valores e benefícios do imaginário, terminou por gerar uma resistência no próprio ocidente. O objetivo deste artigo consiste em demonstrar como o imaginário e a imagem, elementos de significativa relevância no discurso quadrinizado, podem refletir determinados aspectos de uma mentalidade filosófica, como o existencialismo,por meio das histórias em quadrinhos e, especificamente, da cronologia quadrinizada do personagem Batman, também conhecido como o “Cavaleiro das Trevas”. A base filosófica para o existencialismo é a de que o homem é construtor de si mesmo e do mundo. Com este entendimento, utilizou-se a fictícia trajetória de vida do Batman, um homem comum que, devido a uma grande tragédia, decidiu passar por anos de aprimoramento, transformando-se em um Super-Herói, para construir um paralelo entre a história do personagem e a abordagem desta filosofia.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.