AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “ALUNO PROBLEMA” PARA O COLETIVO ESCOLAR
Resumo
As representações sociais são fenômenos que circulam, cruzam e cristalizam-se constantemente por meio de uma fala, um gesto ou encontro do cotidiano, e devem ser entendidos a partir do seu contexto de produção. Partindo desta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo geral identificar as representações sociais que os membros de um coletivo escolar possuem sobre o aluno problema. Como objetivo específico, o objetivo foi analisar se essas representações contribuem ou não com o processo de exclusão escolar ou com o processo de produção do fracasso escolar. A pesquisa contou com uma amostra de 07 (sete) profissionais de uma escola municipal da cidade de Cascavel – Pr. A pesquisa de campo compôs-se de investigação empírica com a coleta de dados, mediante a utilização do instrumento de entrevista semiestruturada com questões abertas. O resultado apontou três representações sociais sobre alunos considerados “problema” na escola, sendo elas: problema na família, comportamentos indisciplinados e patologias individuais. A partir dessas representações sociais do aluno problema presentes no contexto escolar, foi possível perceber que os profissionais avaliam como problema, discentes que apresentam problemas comportamentais e não necessariamente dificuldades de aprendizagem e esses se esquivam da responsabilidade dos comportamentos desses alunos considerados problemas, atribuindo a responsabilidade para a família ou para o próprio educando, fazendo-se necessário, portanto, a promoção de novos espaços para que práticas e discursos naturalizados entre os educadores possam ser reavaliados e discutidos, fazendo com que novas informações circulem e deem significados diferentes para estas representações sociais.Downloads
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