SERÁ A MORAL ILUSÓRIA
Resumo
Neste artigo, propomo-nos refletir sobre os fundamentos naturais da ética e da moral, numa confrontação entre as “filosofias da escolha” (filosofias existencialistas) e a teoria evolucionista que coloca em causa o problema da liberdade e da responsabilidade moral. Estarão, desde logo, as nossas decisões e comportamentos morais biologicamente predeterminados? I. é. A nossa conduta moral estará determinada pela nossa escolha e decisão livres ou é consequência de uma resposta utilitária face às exigências de sobrevivência?Existirá uma biogénese da moral? Tal significará que a função ética também é uma função adaptativa? Essas são apenas algumas das questões que guiarão a nossa argumentação, conduzindo a um reexaminar das questões essenciais do que significa ser moral e ser ético e, mais especificamente, de uma visão diferente da nossa natureza, do que somos, como somos e por que somos como somos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.