GRUPOS DE REFLEXÃO COM CASAIS E SEUS EFEITOS NA CONVIVÊNCIA CONJUGAL

Autores

  • Patricia Cristina Novaki Aoyama UNIPAR
  • Alice Maria giacomeli UNIPAR
  • Any Louize Aires UNIPAR
  • Carolina Silva Wendland Unipar
  • Solange Aparecida Sesco UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.6812

Resumo

Este trabalho teve por objetivo descrever os efeitos que a vivencia em um grupo de reflexão com casais pode produzir. Sabe-se que com a chegada das novas tecnologias muitos casais tem apresentado dificuldades no manejo da vida conjugal, pois estas apesar de permitirem aproximações também geram afastamento. Desta forma, foi proposto um grupo de reflexão com casais para a discussão de temáticas que envolviam a convivência conjugal. Para avaliação desta prática aplicou-se o inventário de habilidades sociais conjugais (IHSC VILLA & DEL-PRETTE) antes do início do grupo e após seu término, identificando os efeitos que o grupo produziu no repertorio comportamental dos casais. Observou-se a partir desta avaliação que a reflexão sobre o distanciamento, a importância do autoconhecimento, o treino da comunicação e o desenvolvimento da empatia funcionaram como variáveis que afetaram as interações afetivas, levando cada casal a investigar como estava caminhando sua relação, para conexão ou desconexão. E desta forma, fazer mudanças para a melhoria da relação conjugal. Acredita-se que promover espaços de reflexão com casais pode favorecer a qualidade da vida conjugal.

Biografia do Autor

Patricia Cristina Novaki Aoyama, UNIPAR

Sou docente de graduação e pós-graduação.Mestre e especialista em psiologia clinica comportamental, além de psicologa clínica. Estou vinculada ao curso de Psicologia da Unipar, campus Cascavel.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

Novaki Aoyama, P. C., giacomeli, A. M., Aires, A. L., Silva Wendland, C., & Sesco, S. A. (2020). GRUPOS DE REFLEXÃO COM CASAIS E SEUS EFEITOS NA CONVIVÊNCIA CONJUGAL. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 28(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.6812

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa