PANDEMIA E A EXACERBAÇÃO DAS VULNERABILIDADES SOCIAIS: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i1.8310Resumo
A pandemia da Covid-19, a nível global, trouxe mudanças significativas nas formas de organização da população. Essas mudanças, no entanto, foram encaradas de formas distintas, fortalecendo a manutenção das vulnerabilidades sociais já existentes. O presente estudo tem como objetivo perceber as implicações da pandemia da Covid-19 nas situações de vulnerabilidades sociais que foram exacerbadas neste período pandêmico, considerando os impactos e aspectos envolvidos no âmbito da saúde mental. Trata-se de uma abordagem de natureza exploratória, com atenção voltada a publicações atuais e selecionadas com base na literatura que versa sobre o tema. O trabalho foi realizado segundo a concepção de renomados autores que enfatizaram as consequências para a saúde mental, causadas pela pandemia em decorrência dos inúmeros fatores relacionados à vulnerabilidade social e à desigualdade nos territórios brasileiros. O estudo mostrou que as questões de raça, cor, gênero, condição econômica e de moradia implicaram no acesso aos serviços de saúde e às próprias políticas públicas. Foi possível observar como as medidas de contenção comunitária foram adotadas e vividas de forma distinta pela população, além das recomendações e, obrigatoriedade, do uso de máscaras, álcool em gel e da lavagem das mãos constantemente. Concluiu-se haver a necessidade de uma reflexão crítica acerca de todo processo histórico, social, cultural e econômico que envolve as situações de vulnerabilidade, em relação à adoção de políticas públicas e socioeconômicas que contemplem as especificidades e necessidades que a população vulnerável demanda. Considerando a influência das notícias acerca do número de mortes e casos confirmados, as limitações de acesso e demais desafios que foram intensificados com a pandemia, é possível pensarmos os caminhos da Psicologia atribuídos à saúde mental a partir do período pandêmico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.