FORMAR CIDADÃOS: ENTRE O DISCURSO E A REALIDADE
Resumo
Partindo do campo da psicologia e das relações estabelecidasentre escola, educação e adolescência, este estudo pretende discutir os objetivos norteadores da prática educacional. Entendendo essas como de singular importância ao desdobramento de uma sociedade mais autônoma e com menos desigualdades. Vislumbram-se neste estudo as relações como construções históricas a partir de necessidades e significações humanas, sob a perspectiva da psicologia sócio-histórica de Vygotsky, na qual o ser humano vive num processo cíclico de trocas com o meio. A psicologia sócio-histórica transcende e critica visões naturalizantes sobre as quais foram construídas teorias pedagógicas e psicológicas, entre elas a própria compreensão da adolescência, que continua sendo vista sob a perspectiva de fase comum do desenvolvimento em detrimento a leitura crítica de construção em determinado momento de nossa história. Assim, este estudo suscita a refl exão, dentro da prática psicológica, ou seja, o inevitável momento de (re)pensar nossa postura enquanto agentes de mudança, entendendo que no âmbito educacional esta prática tem como diretriz o desenvolvimento de cidadania, pautado na promoção de saúde.
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