OS TEMÍVEIS HOMENS DE PAPEL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MASCULINIDADES NO BRASIL (1900-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i2.8503

Resumo

O artigo discute os conflitos entre os ideais de masculinidade da sociedade brasileira no período entre 1930 e 1960, bem como os padrões apresentados pelos heróis de histórias em quadrinhos norte-americanas inseridas no país, naquele período. Utilizamos como fontes revistas publicadas pelas editoras Ebal e Globo nas décadas de 1940 e 1950, periódicos que publicaram quadrinhos ou reportagens sobre eles, tais como os jornais Última Hora, Tribuna da Massa e O Globo, bem como o aporte bibliográfico visando possíveis relações e análises. Com base no contexto histórico envolvido, constata-se que, com a maior influência estadunidense na cultura brasileira, provocou-se mudanças significativas na sociedade, grande parte em decorrência da disseminação de produtos culturais, como o cinema, a música e as Histórias em Quadrinhos (HQs). Em geral, os heróis das HQs representavam as fantasias de poder do homem comum, reprimido pela rotina prosaica do capitalismo industrial, assim, são desenhados como homens de ação, de grande força física, objetos de desejo sexual, destemidos e convictos da superioridade moral do liberalismo norte-americano face aos demais sistemas políticos e culturais em curso. Observa-se que o individualismo, a violência, o pragmatismo e a sensualidade dos heróis das HQs contrastavam com o caráter coletivista, intelectualista e austero idealizado pela sociedade brasileira de início do século XX. Sendo assim, a oposição às HQs no Brasil baseou-se em dois argumentos: o efeito desnacionalizante, que estaria “americanizando” os rapazes, e o conteúdo “violento e vulgar”, responsável por incentivar os jovens à “delinquência”.

Biografia do Autor

Fausto Alencar Irschlinger, Espaços e Saberes Univel

Pós-doutor e Doutor em História (UFPR), Mestre em História (UPF).

Pós-graduação em Parapsicologia Social e Institucional (IPAPPI/FATEC), Aperfeiçoamento em Educação e Graduação em História (UPF), possui outros cursos. Atuou como professor, pesquisador, coordenador de Curso de graduação, estágios e pós-graduação na UNIPAR. Foi membro titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Conselho Municipal de Educação de Cascavel, PR. Possui experiências em projetos de pesquisa institucional, ensino, extensão universitária e organização de eventos. Foi agricultor, professor e gestor em museu no RS. É colaborador em museus, pesquisador, escritor e atua como professor de pós-graduação, em projetos de ensino, pesquisa, palestras, formações e atendimentos. Mais informações em Plataforma Lattes - CNPq.

Jefferson Wruck, Prefeitura Municipal de Corbélia

Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (UNIVEL). Licenciado  em História e Filosofia pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Especialista em História, Arqueologia, Educação e Patrimônio Cultural pela Unipar. Especialização em História, Cultura e Literatura Afro Brasileira e Indígena.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Irschlinger, F. A., & Wruck, J. (2021). OS TEMÍVEIS HOMENS DE PAPEL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MASCULINIDADES NO BRASIL (1900-1960). Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 29(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i2.8503

Edição

Seção

Artigos de Revisão