ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA SURDOS: TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EDITAIS E INFORMATIVOS NO SITE DO IFAC

Autores

  • Maria Dione Soares de Souza Oliveira
  • Bruno Jose Betti Galasso

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-021

Palavras-chave:

Acessibilidade Digital, Tradução-Interpretação, Surdez

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o trabalho de acessibilidade disponibilizado ao público de pessoas surdas no site do Instituto Federal do Acre – IFAC. O trabalho, de abordagem qualitativa, utilizou a análise documental de dez projetos de tradução e interpretação em Libras de cursos técnicos e superiores como método de pesquisa, além de descrever o processo realizado com a produção dos vídeos. As análises foram realizadas entre 2018 e 2020. Os resultados apontam diversos avanços e desafios para proporcionar acessibilidade ao público da instituição. Diante da publicação de cada edital em Libras, nota-se que é possível contribuir com um ambiente virtual institucional acessível, a partir do momento em que os participantes desta ação compreendem a importância da acessibilidade digital tanto para os surdos do IFAC como também para a comunidade externa, buscando por alternativas que melhor possibilitem essa prática na instituição.

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Publicado

02-06-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Dione Soares de Souza; GALASSO, Bruno Jose Betti. ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA SURDOS: TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EDITAIS E INFORMATIVOS NO SITE DO IFAC . EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 347–362, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-021. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10067. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos