TIC’S COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-004Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação, Aplicativos, Ensino de MatemáticaResumo
O presente artigo tem por objetivo relatar as atividades de extensão realizadas a partir do projeto “Tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática” vinculado a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, que consistiram em: Curso de aplicativos para o ensino da matemática do 6º ao 9º ano; Oficina de aplicativos na formação de docentes do ensino e; Oficina de TIC’s como tendência metodológica para o ensino da matemática. Como resultado do curso de aplicativos, os professores de matemática participantes, do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, relataram que houve um avanço nas suas habilidades computacionais e digitais, tanto no uso da metodologia de ensino, quanto para outras finalidades desenvolvidas diariamente. A oficina ofertada para o curso de Formação de Docentes, proporcionou a obtenção de conhecimentos aos jovens participantes, que serão futuros professores, estes apreciaram com entusiasmo e se propuseram a utilizar os aplicativos em suas práticas educativas. Na Oficina de TIC’s como tendência metodológica para o ensino da matemática, com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação Ciências da Natureza e Matemática, houveram algumas divergências sobre o ponto de vista de utilização das tecnologias móveis em sala de aula; contudo, os participantes concluíram que quando utilizada de forma adequada pelo professor, podem contribuir de forma satisfatória no ensino e aprendizagem. Diante dessas experiências, pode-se apontar que as TIC’s podem contribuir com o ensino, e que cabe ao professor a seleção das tecnologias mais adequadas, devendo-se buscar sempre àquelas que melhorem o desenvolvimento das aulas e a aprendizagem dos alunos.
Referências
ALVES, E. D. G.; VIEIRA, M. F. Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, CBIE-LACLO 2015. Disponível em <https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16523/16364>. Acesso em: 28 mai. 2023.
AZEVEDO, M. F.; DINIZ, A. C.. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S) como recursos metodológicos no ensino da Matemática. São João Del Rei, 2014. Disponível em: <https://sca.profmat sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=1046>. Acesso em: 19 ago. 2018.
BARBETA, C. F.; MARTINS, D. A.; SANTOS, G. J. F. A relevância do celular nas práticas escolares. Ensino e Tecnologia em Revista, 2019. Disponível em <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/10232/6276 >. Acesso em: 28 mai. 2023.
BREUNING, E. T.; GOLDSCHMIDT A. I. Jogos de Simulação como Propulsores de Reflexões Docentes: A Importância de Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial. Contexto & Educação. Ijuí. jan/abr, p. 95-128, 2018.
CAMARGO, D.; LARA, V. A. As oficinas pedagógicas como espaço de formação de professores: experiências na disciplina de estágio curricular supervisionado. Revista Humanidades e Inovação v. 7, n. 3, 2020.
CARNEIRO, R. F., PASSOS, C. L. B. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: Limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 101-119, 2014. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/729/328> Acesso em: 25 ago. 2018.
CUNHA, A. L.; BARBALHO, M. G. S. O uso das tecnologias e o processo ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio no estado de Goiás. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v. 4, n. 2, (Ed. Especial), p. 251-264, 2015.
DEBIA, C. N. B.; SOUZA, H. A. de. A contribuição da sala de aula invertida e os impactos na educação e na sociedade. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 19, n. 2, p. 433-453, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7150>. Acesso em: 18 jun. 2023.
FELICIANO, L. A. S. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2016, São Luiz. Anais... São Luiz: ENG, 2003.
FERNÁNDEZ-BATANERO, J. M.; MONTENEGRO-RUEDA, M.; FERNÁNDEZ-CERERO, J.; GARCÍA-MARTÍNEZ, I. Digital competences for teacher professional development. Systematic review. European Journal of Teacher Education, v. 45, n. 4, p. 513-531, 2022.
FONSECA, A. G. M. F. Aprendizagem, mobilidade e convergência: Mobile Learning com Celulares e Smartphones. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 2 n. 2, 2013. Disponível em <https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9685>. Acesso em: 28 mai. 2023.
GILSTER, P. Digital literacy. New York: Wiley Computer Pub., 1997.
GOMES, M. L. R.; COSTA, M. S. M. Conectados ao celular. AMAE Educando/MAGISTRA–Edição, v. 3, 2014.
GOMES, M. O. Formação de professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
JARDIM, L. A.; CECÍLIO, W. A. G. Tecnologias Educacionais: Aspectos positivos e negativos em sala de aula. In: XL CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE. Curitiba: PUC-PR, 2013.
JUNIOR, J. B. B. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: Livro de atas X Conferência Internacional de TIC na Educação–Clallenges. p. 1587-1602, 2017.
KAMPFF, A. J. C. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.
KLEIN, D. R.; CANEVESI, F. C. S.; FEIX, A. R.; GRESELE, J. F. P.; WILHELM, E. M. de S. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7439>. Acesso em: 18 jun. 2023.
MARIN, D.; PENTEADO, M. G. Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar cálculo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 527-546, 2011. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7057/5998 >. Acesso em: 25 ago. 2018.
MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2013. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/integracao.pdf>. Acesso em: 28 mai. 2023.
OLIVEIRA, V. M.; SANTOS, A. J. C. O uso do celular em escolas do Ensino Médio: panorama e direcionamentos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar Mossoró, v. 6, n. 18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/download/2150/2488/7489>. Acesso em: 28 mai. 2023.
PEREIRA. S. S., CHAGAS. F. A. Oliveira. Tecnologia e educação: uma conexão no ensino da matemática. Estudos. Goiânia, v. 41, n. 1, p. 140-150, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Personal/Downloads/3373-9820-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.
ROMANELLO, A. L.; O celular como recurso didático nas aulas de Matemática: a visão do professor. In: Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educação matemática, XX, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: EBRAPEM, p. 1-12, 2016. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wpcontent/uploads/2016/04/gd6_la%C3%ADs_romanello.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.
SILVA, A. L. B.; SOUSA, S. C.; CHAVES, A. C. F.; DOUSA, S. G.; ROCHA FILHO, D. R.. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos / Importance of university extension in vocational training: Canudos Project. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 13, p. 1-8. 2019
TAKAHASHI, H. O uso do celular como recurso didático para dinamizar o ensino de ciências na educação de jovens e adultos. PDE, PR, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_cien_ufpr_hestelamaristakahashi.pdf>. Acesso em: 28 mai. 2023.
VALENTIN, E. S. O software winplot e a prática pedagógica do professor de matemática. 2014. 53 f. (Especialização em fundamentos de educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual do Paraíba, Campina Grande, 2014. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4460/1/PDF%20-%20%20Erivan%20Sousa%20valentim.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.