GRUPO DE ESTUDOS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-023Palavras-chave:
Formação Continuada, Interação, Currículo, EducaçãoResumo
Os Grupos de Estudos que envolvem docentes, são considerados espaços oportunos de reflexão individual e coletiva acerca da prática pedagógica. Na articulação dos diferentes docentes, a presente escrita traz as primeiras discussões realizadas no Grupo de Estudo Educação e Sustentabilidade – GEES. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições do grupo na prática docente e no planejar de ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais dos docentes participantes envolvidos. Para isso, utilizamos do relato de experiência reflexivo, baseado nos dados coletados no diário de bordo (PORLÁN; MARTÍN, 2000). Justifica-se que, os encontros aconteceram quinzenalmente via “Google Meet”, na finalidade de dialogar e estudar temáticas relacionadas a sustentabilidade e sua inserção no currículo escolar, além do compartilhar de conhecimentos, a interação dos professores atuantes na Educação Básica, no intuito de estimular a reflexão crítica de forma a colaborar construtivamente no desenvolver da práxis docente. Os resultados dos encontros nos mostram que o GEES é um espaço significativo para as discussões e planejamento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento da sustentabilidade no currículo escolar, bem como, ampliar as possibilidades de reflexão da práxis docente, contribuindo de forma pertinente na reconstrução profissional. Em suma, o GEES pode se caracterizar como uma forma de formação continuada, que apresentam inúmeras possibilidades de (re)constituição de saberes e construção de novas práticas pedagógicas, a partir do diálogo construtivo e empático, um espaço que contribui positivamente para o crescimento intelectual e profissional dos docentes.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2009.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018. Ebook.
MORAES, R., & GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.
MORETTI, A. A. da S; ROCHA, Z de F.D.C. A articulação entre a educação ambiental transformadora e os pressupostos de CTSA em uma oficina temática aplicada no ensino de Química. EDUCERE – Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 2, p. 391-410. 2022.
PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo (SP): Cortez, 2005.
PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor. Sevilla: Díada Editora, 2000.
TARDIF, M. Saberes docente e formação de profissional. 17º edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.