GRUPO DE ESTUDOS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Marciele Dias Santos Cabeleira
  • Márcia Rozane Eberhardt
  • Carla Lisiane Paz da Ros

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-023

Palavras-chave:

Formação Continuada, Interação, Currículo, Educação

Resumo

Os Grupos de Estudos que envolvem docentes, são considerados espaços oportunos de reflexão individual e coletiva acerca da prática pedagógica. Na articulação dos diferentes docentes, a presente escrita traz as primeiras discussões realizadas no Grupo de Estudo Educação e Sustentabilidade – GEES. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições do grupo na prática docente e no planejar de ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais dos docentes participantes envolvidos. Para isso, utilizamos do relato de experiência reflexivo, baseado nos dados coletados no diário de bordo (PORLÁN; MARTÍN, 2000). Justifica-se que, os encontros aconteceram quinzenalmente via “Google Meet”, na finalidade de dialogar e estudar temáticas relacionadas a sustentabilidade e sua inserção no currículo escolar, além do compartilhar de conhecimentos, a interação dos professores atuantes na Educação Básica, no intuito de estimular a reflexão crítica de forma a colaborar construtivamente no desenvolver da práxis docente. Os resultados dos encontros nos mostram que o GEES é um espaço significativo para as discussões e planejamento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento da sustentabilidade no currículo escolar, bem como, ampliar as possibilidades de reflexão da práxis docente, contribuindo de forma pertinente na reconstrução profissional. Em suma, o GEES pode se caracterizar como uma forma de formação continuada, que apresentam inúmeras possibilidades de (re)constituição de saberes e construção de novas práticas pedagógicas, a partir do diálogo construtivo e empático, um espaço que contribui positivamente para o crescimento intelectual e profissional dos docentes.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Cabeleira, M. D. S., Eberhardt, M. R., & da Ros, C. L. P. (2023). GRUPO DE ESTUDOS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(1), 379–391. https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-023

Edição

Seção

Artigos