PRESENÇA DA SITUAÇÃO DE ESTUDO NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-005Palavras-chave:
Situação de Estudo, Ensino, Currículo, AprendizagemResumo
Na perspectiva de complementar o debate referente ao contexto do currículo, a presenta escrita discorre sobre uma alternativa de organização curricular, qual através da pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), objetivou identificar a presença da Situação de Estudo em dissertações e teses desenvolvidas pelos discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), no período de 2005 a 2021. Os resultados oriundos dos trabalhos analisados, indicam que através da Situação de Estudo é possível romper com a fragmentação dos conteúdos escolares e formar novas estruturas de pensamento nos sujeitos por ela proporcionados, uma estrutura que relacione e não apenas dissocie.
Referências
ALMEIDA, Cristiane de. Ensino médio politécnico: uma possibilidade de formação pela pesquisa na articulação dos conteúdos escolares / Cristiane de Almeida. – Ijuí, 2014. – 143 f.: il.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2014. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4968/Cristiane%20de%20Almeida.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 fev. 2022.
ALMEIDA, Vanessa Cristina dos Anjos de. Educação em perspectiva: a importância para o docente de conhecer a história da docência no Brasil. EDUCERE–Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 1, p. 156-169. 2022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8603. Acesso em 10 jun. 2023.
ANDRADE, Rosângela Daniela Freitag de. Processo de significação dos conceitos de ciências da natureza no contexto de situação de estudo/Rosângela Daniela Freitag de Andrade. - Ijuí, 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2016. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5036/Ros%c3%a2ngela%20Daniela%20Freitag%20de%20Andrade.pdf?sequence=1&isAllowed=y.Acesso em 28 dez. 2021
BINSFELD, Silvia Regina. Processo de reconstrução curricular em uma escola de ensino médio numa perspectiva interdisciplinar. Ijuí, 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2019. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/367/Silvia%20Cristina%20Binsfeld.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 12 jan. 2022
BOFF, Eva Teresinha de Oliveira. Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar. 2011. Tese (Doutorado). UFRGS, Porto Alegre, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http: base-nacional curricular.mec.gov/ima-gens/BNCC_EI_EF_1105 18_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FRISON, Marli Dallagnol et al. Conhecendo o Câncer: um caminho para a vida – uma situação de estudo como possibilidade de mudança no fazer cotidiano escolar. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo. Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula, v. 1, Ijuí: Unijuí, 2007. P. 337-335.
GIL. Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HEPP, Allan Jost. A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino. Ijuí, 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2019. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/374/Allan%20Hepp.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 15 jan. 2022.
KOLLAS, Franciele. Produção e uso de materiais didáticos audiovisuais no contexto de situação de estudo: implicações no ensino e no desenvolvimento profissional docente /Franciele Kollas. – Ijuí, 2016. 156 f.: il.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2016. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5050/Franciele%20Kollas.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 17 fev. 2022.
LAUXEN, Marla Tânia Cocenski. Atividades Práticas e Processos de construção de Conhecimentos Escolares em aulas de Química no Ensino Médio/Marla Tânia Cocenski Lauxen. - Ijuí, 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2010. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/295/Marla%20Lauxen.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 15 jan. 2022.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018. Ebook.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. Espaços da escola, Ijuí: Ed. Unijuí, v. 11, n. 41, p. 45-60, jul/set. 2001.
MALDANER, Otavio Aloisio. et al. Currículo contextualizado na área de ciências da natureza e suas tecnologias: a situação de estudo. In: ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio (org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ver. E ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 264 p. (Coleção educação em ciências).
PIASETZKI, Cláudia Thomé da Rosa. Educação alimentar e nutricional: uma temática constitutiva do currículo escolar/Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki. - Ijuí, 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2018. Disponível em:
https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4985/Cl%c3%a1udia%20Thom%c3%a9%20da%20Rosa%20Piasetzki.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 28 dez. 2021.
SANTOS, Renata de Souza. A situação de estudo no processo de reorganização do ensino de ciências naturais no nível médio: implicações na elaboração conceitual de conteúdos escolares e no desenvolvimento profissional do professor/ Renata de Souza Santos. - Ijuí, 2016. 127.: il.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2016. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5037/Renata%20de%20Souza%20Santos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 fev. 2022.
VIANNA, Jaqueline. Formação de professores na graduação articulada à produção de currículo de ensino de química: contribuições da situação de estudo/Jaqueline Vianna. – Ijuí, 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2013. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1842/Jaqueline%20Vianna.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 16 dez. 2021.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Formação social da mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZANON, Lenir Basso; CASALINI, Enedina Marlene Budel; ZANATTA, Elisandra; SANTOS, Lenir Brandemburg dos; CALEGARI, Oscar Luis; GOMES, Ruth T. Zanchet. Saberes e Práticas em Interação Num Processo Interdisciplinar de Reconstrução Curricular em Uma Escola de Ensino Médio. In: GALIAZZI, M. et al (orgs). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p.119-141
ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio. A química escolar na inter-relação de saberes constitutivos da educação básica para todos. In: SANTOS, Wildson Luiz P. dos (in memoriam); MALDANER, Otavio Aloisio; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens (org.). Ensino de química em foco. 2ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019. 312 p. (Coleção educação em química).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.