PREVENÇÃO DA OBESIDADE E BULLYING ESCOLAR: O ENFERMEIRO COMO ALIADO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-12094

Palavras-chave:

Adolescência, Intervenção escolar, Promoção da saúde, Saúde mental

Resumo

A obesidade na adolescência está associada a impactos físicos e psicossociais, incluindo o aumento da vulnerabilidade ao bullying escolar. Este estudo visa analisar a relação entre obesidade e bullying entre adolescentes, destacando o papel do enfermeiro como aliado na educação em saúde. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou como principais referências documentos oficiais brasileiros. Seis produções nacionais foram selecionadas para análise. Os resultados indicam que adolescentes obesos são mais suscetíveis ao bullying, afetando sua autoestima, saúde mental e desempenho escolar. O enfermeiro atua na promoção de saúde e prevenção da obesidade, identificando e intervindo em casos de bullying. A atuação do enfermeiro junto à comunidade escolar pode possibilitar o desenvolvimento de ações mais pontuais e aplicáveis, com melhores resultados na promoção do bem-estar e no enfrentamento de situações adversas no ambiente escolar. 

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Biografia do Autor

Luciana Gesteira, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG.

Márcia Inês Schabarum Mikuska, Universidade Pitágoras UNOPAR Anhanguera

Universidade Pitágoras UNOPAR Anhanguera.

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.

Francielle Goulart Pereira, Universidade Pitágoras UNOPAR Anhanguera

Universidade Pitágoras UNOPAR Anhanguera.

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Publicado

30-09-2025

Como Citar

GESTEIRA, Luciana; MIKUSKA, Márcia Inês Schabarum; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; PEREIRA, Francielle Goulart. PREVENÇÃO DA OBESIDADE E BULLYING ESCOLAR: O ENFERMEIRO COMO ALIADO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 38–56, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i1.2025-12094. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/12094. Acesso em: 5 dez. 2025.

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Artigos