Investigação das dificuldades dos professores de ciências com relação à prática de ensino por meio da experimentação

Autores

  • Lílian Sato
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Resumo

Aulas expositivas, baseadas essencialmente em um processo de
“transmissão” de conteúdos vêm, ao longo do tempo caracterizando o ensino de
Ciências através de uma metodologia que deixa a desejar em alguns aspectos.
Desta forma, percebe-se a necessidade de aulas diversifi cadas que possam tornar
a aprendizagem no ensino fundamental mais signifi cativa. A experimentação,
neste sentido, passa a ser um tópico importante, pois desperta a curiosidade e
o interesse dos alunos, enriquecendo o processo ensino-aprendizagem. Diante
desta situação, o objetivo central deste trabalho consistiu em identifi car as
maiores difi culdades encontradas pelos professores da rede estadual do ensino
fundamental do município de Cianorte-PR, em se tratando do desenvolvimento
de experimentos por meio de um questionário, contendo questões objetivas e
subjetivas em relação a sua prática docente. Os resultados indicam que as aulas
experimentais na rede pública de ensino, segundo relatos dos professores, não são
freqüentes devido, principalmente, à falta de recursos das escolas. No entanto,
apesar das difi culdades, consideramos imprescindível que o professor possa
propiciar uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas, oferecendo
atividades alternativas que permitam o questionamento, o desenvolvimento de
habilidades e o raciocínio.

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Publicado

22-01-2008

Como Citar

Sato, L., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2008). Investigação das dificuldades dos professores de ciências com relação à prática de ensino por meio da experimentação. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 6(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/157

Edição

Seção

Artigos