PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DA VIVÊNCIA NA PRÁTICA PROFISSIONAL: concepções e reflexões de Licenciandos em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.6832

Resumo

O Estágio Supervisionado é o percurso inicial para a inserção de professores em formação no universo escolar.  Entretanto lacunas formativas nos cursos de licenciatura demandam cautela e reformulação. Investigando acerca da formação inicial no curso de Ciências Biológicas, este estudo visou promover um diálogo a respeito das concepções decorrentes das primeiras experiências de 12 licenciandos, enquanto professores estagiários da disciplina de Ciências. Neste viés, os dados foram angariados por meio de respostas a um questionário e analisados seguindo o embasamento teórico da Análise Textual Discursiva. As narrativas retrataram hiatos formativos e curriculares que refletiram o receio da responsabilidade docente, dificuldades em lidar com o desinteresse e indisciplina dos alunos e falhas na transposição didática. Todavia, também apontaram vivências construtivas da prática docente e amadurecimento de concepções. Assim, reestruturações curriculares carecem ser realizadas e, aliadas à disciplina de Estágio Supervisionado, podem promover um ambiente de reflexão e discussão a fim de ampliar conceitos, unir teoria e prática, oportunizando instrumentos fundamentais à ação docente.

Biografia do Autor

Joici de Carvalho Leite, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2008), especialista Lato Sensu em Ensino-Aprendizagem em Ciências/Biologia (UEM/2010) e em Educação Especial Inclusão e Libras (Faculdade Dom Bosco/2011). Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM (UEM/2015). Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM (UEM/2016-2020) e particiapante ativa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR)

Paulo Inada, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1991), Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e Doutorado em Educação para a Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando na área de Ensino de Ciências e Biologia (Presencial e EAD). Pesquisador e consultor em Tecnologias Educacionais. Professor no Ensino Médio e cursos Pré-vestibulares. 

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Adjunto do Departamento de Ciências; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal. Atualmente é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação PCM e coordena um Projeto de Pesquisa (MCTI/CNPq/Universal 14/2014) interinstitucional entre UEM, UNIJUÍ e UMinho/Pt.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

Leite, J. de C., Inada, P., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2019). PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DA VIVÊNCIA NA PRÁTICA PROFISSIONAL: concepções e reflexões de Licenciandos em Ciências Biológicas. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 19(2). https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.6832

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa