A TV MULTIMÍDIA COMO UMA FERRAMENTA ADICIONAL NAS AULAS DE BIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Rodrigo Leite Arrieira, Paulo Inada

Resumo


O presente artigo investiga o uso da TV Multimídia, como recurso pedagógico no processo de formação inicial dos acadêmicos do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá. Surge da necessidade de avaliar os efeitos deste recurso nas aulas de biologia, mostrar sua importância como ferramenta adicional na prática docente e garantir seu acesso e uso adequado. A pesquisa foi realizada com 26 (vinte e seis) acadêmicos de duas turmas da disciplina de Instrumentação para Ensino de Ciências durante o ano letivo de 2010, em que suas experiências prévias e posteriores ao uso da TV Multimídia foram coletadas por meio de 2 (dois) questionários e interpretadas qualitativamente. Este trabalho, desperta a necessidade incentivar a inserção e práticas pedagógicas, visando à utilização deste recurso, a fim de proporcionar uma melhor abordagem dos conteúdos de biologia em sala de aula, e facilitar a atuação destes futuros profissionais.


Palavras-chave


Ensino da Biologia; Formação inicial; TV Multimídia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v11i1.2011.3931