HUMILHAÇÃO E VERGONHA NA PRÁTICA DOCENTE: AS PERCEPÇÕES E OS SENTIDOS DOS PROFESSORES ATRIBUÍDOS AO FENÔMENO

Autores

  • Jéssica David Mendonça
  • Neide Brito Carbelim
  • Jorge Antônio Vieira

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v12i2.2012.4778

Resumo

Esse trabalho objetiva discorrer as percepções dos professores sobre a prática de humilhação e vergonha nas relações pedagógicas, considerando a humilhação como rebaixamento da honra, e a vergonha como sentimento gerado diante da exposição ao olhar legitimado, A pesquisa foi realizada com professores da rede pública de ensino e os resultados apresentados em duas categorias. A primeira refere-se à humilhação, analisando as justificativas empregadas pelos docentes para a prática desse comportamento, considerando o rebaixamento do outro e abordando as relações de poder e o lugar do aluno na escola. A segunda discorre sobre a vergonha como consequência da humilhação, relacionando suas práticas com a moralidade, a honra e a ética docente. Por fim, nessa pesquisa pôde-se perceber que as escolas permanecem hierarquizadas, prevalecendo a centralidade da autoridade do professor e aponta as dificuldades de se compreender qual é o lugar que o aluno ocupa na escola.

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Publicado

21-11-2014

Como Citar

MENDONÇA, Jéssica David; CARBELIM, Neide Brito; VIEIRA, Jorge Antônio. HUMILHAÇÃO E VERGONHA NA PRÁTICA DOCENTE: AS PERCEPÇÕES E OS SENTIDOS DOS PROFESSORES ATRIBUÍDOS AO FENÔMENO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.25110/educere.v12i2.2012.4778. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4778. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa