PROBLEMATIZANDO A DEMOCRACIA NA ESCOLA: SENTIDOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DO ALUNADO
Resumo
O estudo investiga o tema das participações democráticas dos alunos em ambientes escolares, em suas diversas manifestações, a partir das percepções e sentidos de professores em rede pública de ensino. O conceito de democracia indica a ação que se constrói por reciprocidade, pela coordenação de pontos de vista, pelas operações de correspondência ou complementaridade e pela existência de regras autônomas de condutas fundamentadas no respeito mútuo. O estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com professores de escolas da rede pública de ensino em Umuarama/PR, mediante instrumento entrevista, na modalidade de entrevista semiestruturada, indagando sobre a questão da educação participativa e suas repercussões. A hipótese é de que a escola, utilizando-se das relações simétricas e cooperativas, torna-se um espaço de extrema importância no auxílio do desenvolvimento da autonomia do sujeito e suas habilidades sociais cooperativas. Os resultados são discutidos em dois eixos temáticos: a participação dos alunos em assembleias e conselhos; os sentidos envolvidos quanto à efetivação de iniciativas democráticas para prevenção e gestão dos fenômenos nomeados como indisciplina na escola.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.