DEPRESSÃO INFANTIL: SINTOMAS E ASPECTOS SOCIAIS, PSICOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Resumo
A depressão é uma doença atualmente considerada como mal do século, aparecendo na vida do indivíduo normalmente depois de algum episódio traumático, vícios ou estresse, e quando não tratada, arrasta problemas e dificuldades durante toda a vida do indivíduo. Com sintomas perceptíveis como, alteração de apetite, melancolia, tristeza profunda, perda de vitalidade, comportamentos suicidas, entre outros, a depressão não é difícil de ser percebida, podendo aparecer na vida da pessoa em qualquer fase, inclusive na infância, apresentando basicamente os mesmos sintomas de quando em uma pessoa adulta. Normalmente pode ser resultante de uma perda de um familiar querido ou de algo que necessitem, abusos, abandonos, bullying, vindo a apresentar isolamento, desânimo geral, emocional e intelectual. Como a criança passa boa parte da infância no ambiente escolar, pode ser um dos ambientes mais influentes e causadores da depressão, e também o local onde, com orientação e informação, pode ajudar muito no tratamento de crianças depressivas. O objetivo dessa revisão bibliográfica é apresentar a definição e sintomas da depressão, mostrando como essa doença atinge as crianças e as principais causas dela aparecer na fase infantil, demonstrando como pais e professores podem identificar e ajudar no tratamento dessa doença.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.