SABER DOCENTE: O BALUARTE DO ENSINO TECNOLÓGICO

Paulino Pinheiro Gaia, Giese Silva de Figueiredo Costa, Rosa Oliveira Marins Azevedo, Lucilene da Silva Paes

Resumo


Na atualidade, a formação de professores, especificamente nas questões da construção dos saberes docentes, tornou-se tema recorrente nas discussões da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), estimulando o desenvolvimento de muitas pesquisas. Nesse contexto, apresentam-se no artigo aspectos relevantes do processo de formação de professores na perspectiva dos saberes docentes, demonstrando a importância da consolidação do saber ensinar diante de um cenário amplamente diversificado. A metodologia utilizada foi embasada em leituras, fichamentos, elaboração de pequenos textos, sínteses e principalmente dos debates ocorridos durante a disciplina de Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Pretende-se ressaltar que o emprego de novas relações educativas presentes nas atividades docentes torna-se fundamental para o maior domínio do processo de ensino aprendizagem, principalmente em um universo tão imenso como a Amazônia, tendo em vista que o papel da educação constitui o ponto de partida para um povo que busca uma solução concreta para vencer os problemas do cotidiano rumo aos reais benefícios oferecidos pelo conhecimento versus desenvolvimento tecnológico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v16i1.2016.5826