SABER DOCENTE: O BALUARTE DO ENSINO TECNOLÓGICO

Autores

  • Paulino Pinheiro Gaia Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Giese Silva de Figueiredo Costa
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo
  • Lucilene da Silva Paes

Resumo

Na atualidade, a formação de professores, especificamente nas questões da construção dos saberes docentes, tornou-se tema recorrente nas discussões da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), estimulando o desenvolvimento de muitas pesquisas. Nesse contexto, apresentam-se no artigo aspectos relevantes do processo de formação de professores na perspectiva dos saberes docentes, demonstrando a importância da consolidação do saber ensinar diante de um cenário amplamente diversificado. A metodologia utilizada foi embasada em leituras, fichamentos, elaboração de pequenos textos, sínteses e principalmente dos debates ocorridos durante a disciplina de Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Pretende-se ressaltar que o emprego de novas relações educativas presentes nas atividades docentes torna-se fundamental para o maior domínio do processo de ensino aprendizagem, principalmente em um universo tão imenso como a Amazônia, tendo em vista que o papel da educação constitui o ponto de partida para um povo que busca uma solução concreta para vencer os problemas do cotidiano rumo aos reais benefícios oferecidos pelo conhecimento versus desenvolvimento tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

GAIA, Paulino Pinheiro; COSTA, Giese Silva de Figueiredo; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; PAES, Lucilene da Silva. SABER DOCENTE: O BALUARTE DO ENSINO TECNOLÓGICO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5826. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)