PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE SUSTENTABILIDADE DO SOLO

Autores

  • Alexandre Nicolette Sodré Oliveira Pereira
  • Jean Dalmo de Oliveira Marques
  • Lucilene da Silva Paes

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v17i1.2017.6286

Resumo

Dada a importância do solo para a subsistência humana e a vida no planeta, urge a necessidade de que essa temática seja tratada no ensino de ciências naturais de maneira ampla e significativa de modo a gerar mudança de atitudes e a apropriação de um forte senso de responsabilidade em relação a sua sustentabilidade. Neste contexto, o trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação de caráter qualitativo. A coleta de dados consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada ao final do processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de conhecer a percepção dos alunos de duas turmas de 6º ano da Zona Rural de Manaus sobre o que seria necessário para que na relação homem-natureza, possamos desenvolver o uso sustentável do solo. Os conteúdos de solo foram abordados por meio de aulas teóricas com explanação dialogada com uso de slides contendo imagens como charges e pinturas relacionadas aos assuntos trabalhados, vídeos didáticos, atividades práticas e estudo in loco do solo por meio de aulas de campo. Os resultados enfatizam que na percepção dos alunos, a sustentabilidade do solo requer conscientização e sensibilização, tendo a escola um importante papel para alcançar esse objetivo. Além disso, há a percepção de que sem a intervenção do poder público, processos de degradação continuarão a ocorrer. Os relatos das respostas subjetivas permitem inferir que a intervenção propiciou a ampliação dos conhecimentos sobre solo e uma maior valorização do assunto por parte dos sujeitos da pesquisa.

Downloads

Publicado

29-08-2017

Como Citar

PEREIRA, Alexandre Nicolette Sodré Oliveira; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira; PAES, Lucilene da Silva. PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE SUSTENTABILIDADE DO SOLO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 1, 2017. DOI: 10.25110/educere.v17i1.2017.6286. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6286. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa